Cresça com o Google debate mercado da tecnologia para mulheres

Segundo dia do evento Cresça com o Google aborda liderança e empreendedorismo digital para mulheres

Cresça com o Google oferece atividades na área da tecnologiaCresça com o Google oferece atividades na área da tecnologia - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O universo da tecnologia ainda carece de participação feminina. Buscando aumentar as oportunidades de mercado para esse público, o tema do segundo dia do evento Cresça com o Google aborda liderança e empreendedorismo digital para mulheres.

Nesta quarta-feira (14), das 9h às 12h, no Teatro Guararapes, em Olinda, três palestras traçam estratégias para o desenvolvimento pessoal e profissional, incluindo técnicas de negociação e ferramentas digitais do Google. O evento começou na terça-feira (13) e termina nesta quarta à noite.

O Cresça com o Google tem palestras, debates e compartilhamento de experiências. A primeira palestra, às 9h, debateu a Liderança Feminina; a segunda apresentação, das 10h às 11h, falou sobre técnicas de negociação e vendas. A temática que fecha a manhã tem um cunho mais voltado para a prática e apresenta ferramentas e soluções digitais, das 11h ao meio-dia.

Tratar da temática é capacitar as mulheres para que elas tenham acesso às mesmas informações e oportunidades do que os homens. De acordo com a facilitadora do programa Woman Will, Priscila de Sá, as mulheres sempre trouxeram as novidades, mas raramente são reconhecidas - por isso o evento se torna essencial.

“Desde que o mundo é mundo, são as mulheres que trazem as novidades, que implementam o conhecimento”, afirma. No Brasil, Priscilla enxerga um potencial no empreendedorismo feminino. “Mulher é muito viral, muito multiplicadora, nós temos um potencial enorme no país de mulheres para empreender, para melhorar as vidas das comunidades, começando pela própria família”, completa. Priscilla ministra a primeira palestra do dia, sobre liderança feminina.

Leia também:
Exploração infantil também em debate no Cresça com o Google
Porto Digital e MPPE buscam novas startups
Profissões ligadas à tecnologia serão mais promissoras, mostra Senai

Nesta manhã, quem ficou responsável por abrir as apresentações foi a youtuber e digital influencer Maíra Medeiros, que viu na iniciativa do Google uma oportunidade para provar a valorização do seu trabalho. “É uma maneira de mostrar que a internet pode capacitar profissionais, que você pode ser uma profissional e trabalhar com aquilo que você gosta se você soube aplicar direito as ferramentas”, explica.

Dilma Sousa, também idealizadora do programa Woman Will, aborda o tema negociação para mulheres no meio digital, dando dicas e direcionamentos. “Uma simples lista de benefícios do seu produto faz com que você coloque características que o seu concorrente não colocou, por exemplo”. De acordo com a profissional, o foco das apresentações é fazer com que a mulher acredite que pode vender e empreender. “A mulher deve entender que ela pode sim vender, e pode vender qualquer coisa, esse é o primeiro passo para elas começarem no movimento empreendedor”, diz.

No evento, quando Dilma pergunta quem venderia um carro, muitas mulheres não levantaram a mão. “As mulheres talvez não se achem boas porque não enxergam dentro de si essa característica”, expõe.

Participantes

A estudante de direito Thaís Aguiar, de 22 anos, participou do primeiro dia do Cresça com o Google e também marca presença no segundo dia de evento. A estudante, que se inscreveu por curiosidade, se impressionou com a iniciativa. “É muito legal uma iniciativa que busca incluir mulheres no setor de tecnologia”. Para ela, várias categorias estão ganhando visibilidade. “Eles [o Google] atentaram para a importância da inclusão de diversos seguimentos, o que mais me chamou atenção foi essa preocupação de inserir as mulheres no mercado de trabalho”, completa.

Veja também

Cresce na Europa pressão contra produtos brasileiros
Negócios

Cresce na Europa pressão contra produtos brasileiros

Missa de Sétimo Dia de Luciano Fernandes de Albuquerque será nesta segunda
LUTO

Missa de Sétimo Dia de Luciano Fernandes de Albuquerque será nesta segunda