Criado grupo de defesa da bacia leiteira

Frente Parlamentar foi criada na Alpe para definir ações de fortalecimento da bacia leiteira em Pernambuco

Bacia leiteiraBacia leiteira - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Em uma ação para garantir os pedidos de melhoria para os produtores de leite de Pernambuco, uma Frente Parlamentar de Defesa da Bacia Leiteira, formada por oito membros, foi criada nessa terça (12) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Coordenada pelo deputado Claudiano Filho, a instalação do grupo vai buscar impedir o uso do leite em pó pelas indústrias de laticínios instaladas no Estado. Nesta quarta, os produtores da bacia leiteira planejam um movimento em Bom Conselho, no Agreste, para fortalecer seus pleitos.

Leia também:
Produção leiteira cada vez mais escassa no Estado
Queijo de coalho rumo à Denominação de Origem Controlada
Bacia leiteira encara queda de vendas e de preços em PE


De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco (Sinproleite-PE), Saulo Malta, o pleito principal do setor será conseguir que as fábricas utilizem o leite in natura de Pernambuco. “As indústrias têm prejudicado os produtores do Estado porque estão utilizando o leite em pó de outros estados e até de outros países para fabricar seus produtos”, informou Malta.

Presente no encontro, o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, afirmou que a demanda depende de uma negociação com o Governo Federal. Portanto, as forças serão unidas para negociar com a gestão federal.

Veja também

Jaboatão antecipa 1ª parcela do 13º e injeta R$ 57,3 milhões na economia
Jaboatão

Jaboatão antecipa 1ª parcela do 13º e injeta R$ 57,3 milhões na economia

Folha esclarece dúvidas sobre a Previdência
Folha Previdência

Folha esclarece dúvidas sobre a Previdência