Dois anos da coluna Diplomacia Econômica

Quando sugerimos e iniciamos esta coluna, tínhamos a visão de difundir um conceito novo nas Relações Internacionais

Rainier Michael, Cônsul da EslovêniaRainier Michael, Cônsul da Eslovênia - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Gratidão! Muita gratidão! Com estas palavras quero iniciar a coluna de Diplomacia Econômica em seu aniversário de 2 anos no jornal Folha de Pernambuco.

Empresário visionário, Dr. Eduardo Monteiro, junto com sua competente equipe jornalística, tem feito a diferença no cenário atual de notícias, sempre inovando na mídia impressa e nas mídias sociais.

Quando sugerimos e iniciamos esta coluna, tínhamos a visão de difundir um conceito novo nas Relações Internacionais, pois como temos enfatizado nesta coluna ao longo destes dois anos, a Diplomacia Econômica não vislumbra apenas o comércio exterior ou simplesmente as Relações Internacionais.

A Diplomacia Econômica engloba uma visão e preocupação social e o impacto na sociedade. Recentemente, tivemos a honra de sermos convidados a palestrar na comissão de Relações Internacionais da Alepe, com a presença dos deputados, Romero Albuquerque, Joel da Harpa, Aglailson Victor e o Delegado Erick Lessa. Neste dia, havia ainda uma delegação de parlamentares da Paraíba: Pollyana Dutra, Camila Toscano, Tovar e Eduardo Carneiro, criando uma oportunidade única de troca e aprendizado mútuo.

Devemos estar atentos, pois o momento é importante devido aos esforços que se somam ao recém criado Consórcio dos Governadores do Nordeste.

Finalmente, quero agradecer a nossa editora chefe Leusa Santos e ao dileto amigo Dr. José Américo.

Salve Salve a Diplomacia Econômica.

Empresário há 35 anos e presidente do Iperid (primeiro THINK TANK do Nordeste) – Instituto de Pesquisa Estratégica em Relações Internacionais e Diplomacia, Rainier Michael tem ampla experiência em trocas internacionais. O trabalho realizado por ele junto ao consulado esloveno, e designado “Diplomacia Econômica”, interpreta sob uma visão humana o desenvolvimento e o crescimento do Nordeste. Paulista de nascença, Michael se mudou para Pernambuco há dez anos, quando seus negócios no Estado cresceram de forma a tornar indispensável sua presença aqui. Seu comparecimento nos mercados pernambucanos, entretanto, é mais antigo do que isso. Antes de assumir o consulado, já era representante da DBG - Sociedade Brasil-Alemanha no Nordeste. É destacável, também, sua atuação enquanto presidente do Rotary Club Recife Boa Viagem. ([email protected])

*A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Veja também

Pernambucana assume comando da fábrica da Fiat em Goiana
Empoderamento

Pernambucana assume comando da fábrica da Fiat em Goiana

Em um mês, 4 milhões de afastados voltaram ao trabalho ou foram demitidos
Emprego

Em um mês, 4 milhões de afastados voltaram ao trabalho ou foram demitidos