#Férias: cinco filmes para aproximar os filhos da tecnologia e inovação

Títulos podem ser um bom método para ajudar crianças e adolescentes a terem maior interesse pela área

Operação Big Hero, da Disney, tem a tecnologia e inovação como temáticasOperação Big Hero, da Disney, tem a tecnologia e inovação como temáticas - Foto: Disney/Divulgação

As férias escolares são uma boa oportunidade para os pais incentivarem os filhos a praticarem atividades que possam desenvolver diversas competências. Uma boa alternativa pode ser aproximá-los ao mundo da tecnologia, inovação e empreendedorismo. E uma maneira divertida e leve de fazer isso pode ser através de filmes que tenham a ver com a temática.

Leia também
'Harry Potter: Wizards Unite' vira febre no Brasil com realidade aumentada avançada
Stranger Things 3: The Game é lançado 

De acordo com a diretora de marketing da editora Mind Makers, Carla Matos, trazer este tipo de conteúdo para os jovens pode ter uma boa recompensa, especialmente neste período de férias. “A ideia é tentar estimular um pouquinho os jovens fazendo algo que os tire do lugar confortável e pensem sobre como as ideias podem impactar o ambiente”, afirma.

A empresa de Carla trabalha com conteúdo específico para pensamento computacional. “A gente precisa ensinar os alunos a ter essa atitude empreendedora. Por isso é bom ver como o ser humano utiliza essa tecnologia”, completa.

Pensando nisso, separamos 5 longas-metragens que tratam a temática e que podem ser uma alternativa para os jovens nestas férias. Confira:

Jogador Nº1 (2018)

O longa dirigido por Steven Spielberg é baseado no livro de mesmo nome do escritor Ernest Cline. A história se passa no ano de 2044 e tem como protagonista Wade Watts (Tye Sheridan), jogador assíduo do jogo OASIS, game de realidade virtual. Temas como trabalho em equipe, estratégia e tecnologia norteiam a narrativa que pode ser um grande atrativo para quem se interessa por videogames e programação. 

 

Estrelas Além do Tempo (2017) 

Em Estrelas Além do Tempo o telespectador é transportado para as salas da NASA durante a Guerra Fria. Na narrativa, a física, cientista espacial e matemática norte-americana Katherine Johnson (Taraji P. Henson) enfrenta os preconceitos e racismos presentes na empresa e na sociedade para se tornar uma das peças-chave na corrida espacial. Determinação é uma das questões centrais do longa-metragem. 
 

 

Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível (2015)

E se todos os inventores do mundo pudessem se unir em um único lugar para explorar suas ideias e criações? É com essa proposta que Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível conta a história de Casey Newton (Britt Robertson) e Frank Walker (George Clooney). O filme aborda a importância de pensarmos em tecnologia sem nos esquecermos de seu impacto no meio-ambiente e no planeta Terra.

 

O Jogo da Imitação (2015)

O filme vencedor do Oscar por Melhor Roteiro Adaptado reconta a história da equipe de matemáticos do governo britânico que se uniu para quebrar o código utilizado pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Assuntos como decodificação, matemática e estratégia direcionam o telespectador por um universo de contas, ideias e muito raciocínio.

 

Operação Big Hero (2014)

Um dos aspectos trazidos na animação da Disney é a tecnologia como aliada do homem. A história apresenta personagens como os irmãos Hiro e Tadashi Hamada, jovens empenhados em desenvolver criações que impactam a sociedade de forma positiva. O filme também aborda a importância do trabalho em equipe e desperta a imaginação de quem se interessa por soluções de problemas no mundo moderno.

Veja também

Receita Federal estima que metade dos fundos imobiliários sonegam impostos
receita federal

Receita Federal estima que metade dos fundos imobiliários sonegam impostos

INSS prorroga antecipação de R$ 1.045 do auxílio-doença e do BPC
inss

INSS prorroga antecipação de R$ 1.045 do auxílio-doença e do BPC