Google lança Android Pay, sistema de pagamento por aproximação, no Brasil

Sistema foi lançado em 2015 nos EUA como resposta ao recurso da Apple, que surgiu em 2014

Android PayAndroid Pay - Foto: Divulgação

O Google lançou nesta terça-feira (14) seu sistema de pagamento por aproximação, o Android Pay, no Brasil, o primeiro país da América Latina a receber a modalidade. O aplicativo já está disponível para download na Play Store. O recurso funciona como uma carteira digital: o usuário cadastra seus cartões de débito ou crédito no aplicativo e consegue concluir a compra apenas aproximando o celular da maquininha.

A princípio, clientes do Banco do Brasil, da Caixa, do banco digital Neon e dos emissores de cartões Porto Seguro e Brasil Pré-pagos com bandeira Visa poderão se cadastrar. Em breve, o sistema deve aceitar também clientes do Bradesco e cartões Mastercard.

Leia também:
Cuidado com o que baixa no seu Android
Google homenageia aniversário do furador de papel


Para funcionar, tanto o celular quanto a maquininha precisam ter Near Field Communication (NFC), tecnologia que permite comunicação sem fio e troca de informações entre dois aparelhos próximos.

Ao cadastrar o cartão, o aplicativo gera um número virtual criptografado e diferente do original do plástico. Caso o usuário perca o celular, ele pode bloquear sua carteira remotamente.

"O recurso reduz fila, oferece uma transação mais limpa e simples. É mais um passo de empoderamento e inclusão digital", diz Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

O princípio de pagamento por aproximação é o mesmo do Samsung Pay, no Brasil desde 2016, e do Apple Pay, ainda indisponível no país. Dados de setembro da Kantar Worldpanel mostram que o sistema Android representou 92,6% das vendas de smartphones no Brasil no terceiro trimestre de 2017, contra participação de apenas 4,7% do iOS, da Apple.

O Android Pay foi lançado em 2015 nos Estados Unidos como resposta ao recurso da Apple, que surgiu em 2014, e está presente em 17 países, contando o Brasil.

Veja também

Ferreira Costa oferece cursos de pintura online e gratuitos
Oportunidade

Ferreira Costa oferece cursos de pintura online e gratuitos

Material de construção some e empresários já veem atrasos em obras
Economia

Material de construção some e empresários já veem atrasos em obras