Google liberará sucessor do SMS sem parceria com operadoras

O Chat RCS da empresa estará disponível na França e Reino Unido, sem o auxílio de uma operadora específica

Serviço do app Mensagens, do GoogleServiço do app Mensagens, do Google - Foto: Google/Divulgação

O Google terá seu serviço de chat com recursos do Whatsapp sem o suporte das operadoras. O Serviço de Comunicação Rica (RCS Chat) é a evolução do SMS, e estará disponível inicialmente na França e no Reino Unido neste formato. 

Com recursos semelhantes a aplicativos como o Whatsapp, o serviço do Google será um aperfeiçoamento do serviço de mensagens já existentes no aparelho Android. É possível enviar mensagens, imagens, áudio, vídeo, arquivos e stickers para qualquer pessoa.

Leia também 

Google anuncia pontos de Wi-fi gratuitos em todo o Brasil
Retrospectiva inédita de Portinari é lançada pelo Google 

Outros recursos podem ser a criação de grupos e conversas pela rede Wi-Fi, além da visibilidade da leitura da mensagem (as famosas “setinhas” do Whatsapp).

O grande problema, no entanto, está na criptografia de ponta a ponta, que não existe no RCS. O Google afirma que as mensagens são apagada assim que chegam aos dispositivos.

Brasil

O serviço já deu seus primeiros passos no Brasil, mas com apoio de operadoras. A Oi, no início do ano, liberou o uso do RCS para parte dos aparelhos. No País, cerca de 20% dos clientes da operadora já possuem celulares que têm aporte para a utilização do serviço, exclusivo para o sistema Android. Basta ter o app Mensagens instalado. 

Veja também

Etanol vendido pelas usinas pode aumentar concorrência, diz Bolsonaro
Etanol

Etanol vendido pelas usinas pode aumentar concorrência, diz Bolsonaro

Governo vai lançar programa para regularizar escritura de moradias
Moradia

Governo lançará programa para regularizar escritura de moradias