Inflação desacelera a 0,29% e tem menor janeiro desde Plano Real

Índice foi o menor desde a década de 90, e registrou alta de 0,29% no último mês

EconomiaEconomia - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A inflação oficial do País desacelerou em janeiro e registrou alta de 0,29%, 0,15 ponto percentual abaixo do 0,44% de dezembro, divulgou o IBGE nesta quinta-feira (8). Em janeiro de 2017, a taxa foi de 0,38%. Este foi o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais baixo para um mês de janeiro desde a criação do Plano Real, em 1995.

Leia também:
Taxa Selic fica abaixo de 7% ao ano pela primeira vez na história

No acumulado em 12 meses até janeiro, o índice foi para 2,86%, após 2017 ser marcado pela inflação abaixo do piso da meta, em 2,95%, algo que não ocorria desde a criação do sistema de metas de inflação em 1999.Quase todos os grupos analisados registraram alta em janeiro, com exceção de habitação (-0,85%) e vestuário (-0,98%).

Se no ano passado os alimentos tinham dado alívio no bolso, devido ao fenômeno da super safra, que garantiu boa produtividade no campo no primeiro trimestre, no início deste ano os alimentos registram alta de 0,74%.

A maior variação, porém, foi para o setor de transportes, que subiu 1,1% impulsionado, principalmente, pelos combustíveis, que variaram 2,58%. A gasolina, com alta de 2,44%, teve o maior impacto individual no índice do mês.

Veja também

Cerca de 50% dos pernambucanos pretendem comprar na Black Friday
Black Friday

Cerca de 50% dos pernambucanos pretendem comprar na Black Friday

Black Friday: veja as dicas para não ser enganado
Black Friday

Black Friday: veja as dicas para não ser enganado