Jovens cientistas: prêmio volta, mas é preciso mais

Kassab declarou que superação de crise exige investimento em inovação, mas cientistas falam em interrupção de pesquisas por falta de recursos

"Não há hipótese de um país superar uma crise sem investimento em inovação e ciência", declarou Kassab"Não há hipótese de um país superar uma crise sem investimento em inovação e ciência", declarou Kassab - Foto: Reprodução/Internet

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, anunciou, nesta terça-feira (24), a retomada do Prêmio Jovem Cientista a partir do ano que vem. O tema da premiação, que teve a última edição em 2015, será "Inovações para a conservação da natureza e transformação social". "Não há hipótese de um país superar uma crise sem investimento em inovação e ciência", afirmou Kassab. Difícil entender essa declaração com o corte de recursos no setor, como levantado nesta coluna na edição de 13 de setembro.

O mérito da iniciativa não pode deixar de ser citado, mas é urgente se repensar no cenário como um todo. Caso contrário, a impressão que fica é que iniciativas como esta servem mesmo para encobrir falhas imensas em um segmento primordial e mais carente a cada dia de atenção. “O prêmio chama a atenção do jovem para a sua participação no mundo da ciência”, continuou o ministro. Certamente que sim, mas se este jovem não encontrar perspectivas, de especialização e de uma carreira viável, esse esforço será em vão.

PRÊMIO - As inscrições para o Prêmio Jovem Cientista, abertas a alunos da rede pública e privada, começam no final de janeiro e a premiação pode chegar a R$ 40 mil.

Preparação contra ciberataques
A Bidweb realiza, nesta quinta-feira (26), o Threat Defense Workshop - Hybrid Cloud Edition, um seminário gratuito com dicas de defesa de ataques cibernéticos. Para participar, é necessário levar notebook próprio para os exercícios do workshop, que contará com desafios em grupo. O evento acontece no Recife Praia Hotel, em Boa Viagem, das 9h às 18h. As inscrições podem ser realizadas pela internet.

STARTUPS > As inscrições para a quarta edição do concurso Chivas Venture 2018 terminam no próximo dia 30, pela internet. O concurso, da marca Chivas Regal, busca por nova geração de startups que desejam criar um futuro melhor para a sociedade. Desde 2014, o Chivas Venture já recebeu inscrições de quase seis mil modelos de negócios em projetos desenvolvidos em 40 países.

TIM BETA > Após enviar convites por SMS, a TIM está disponibilizando em seu site uma nova ação que permite aos consumidores do pré-pago migrarem para um dos pacotes Beta através de uma recarga. A promoção segue até o dia 31 ou quando o volume de dez mil convites for esgotado. O plano oferece 10GB de internet, 600 minutos em ligações para qualquer operadora, TIMmusic By Deezer, entre outros benefícios. Mais informações pelo site da operadora

Leia também:
Governo lança edital de R$ 9,7 milhões para 50 startups de tecnologia
REC'n'Play promete dar vida ao Recife Antigo
Quem compra produto de furto também é criminoso

NAVE RECIFE > O NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa de educação do Oi Futuro, promove, na próxima sexta-feira (27) e no sábado (28), mais uma edição do evento Nave de Portas Abertas. Durante os dois dias, a Escola Técnica Estadual Cícero Dias/NAVE Recife estará aberta para visitação guiada às suas instalações e laboratórios, com oficinas, debates e exposições de jogos e aplicativos. Informações pelo fone: (81) 3325-4881.

CEL PARA 4,5G > A Claro iniciou, no último sábado (21), as vendas do novo smartphone da Samsung, o Galaxy Note8, com capacidade para navegação 4.5G. A expansão da tecnologia, em funcionamento em Brasília, é uma das estratégias da operadora para atingir a liderança no mercado de telefonia móvel.

ARTE > Os empresários pernambucanos Ricardo Lyra e Eduardo Gaudêncio criaram o marketplace SpotArt, uma plataforma de compra e venda de obras de arte . O site conta com uma equipe de profissionais da área atuando como curadores e abriga no acervo cerca de dois mil trabalhos de 70 artistas.

Veja também

Suprema Corte barra restrições contra Covid-19 em eventos religiosos de Nova York
EUA

Suprema Corte barra restrições contra Covid-19 em eventos religiosos de Nova York

Professores da rede estadual paralisam atividades em Pernambuco em protesto por piso salarial
PERNAMBUCO

Professores da rede estadual param atividades, hoje, em protesto por piso salarial