Movimento incentiva compras a microempresas

Sebrae promove campanha para estimular cidadão a comprar dos pequenos negócios

Segundo Oswaldo, atitude gera emprego e renda na comunidade Segundo Oswaldo, atitude gera emprego e renda na comunidade  - Foto: Ed Machado

Com o objetivo de incentivar e desenvolver a microempresa, o Sebrae promove pelo terceiro ano o Movimento Compre do Pequeno Negócio (MCPN). As ações para fomentar o segmento vão ser realizadas em 27 municípios de todo o Estado e contarão com eventos gratuitos em diversas frentes para capacitar os donos de estabelecimentos.

As atividades incluem oficinas, minicursos e palestras que integram a programação de comemoração pelo Dia Estadual da Micro e Pequena Empresa, que ocorre na quinta-feira (5), no Centro do Recife.

O movimento visa estimular os consumidores a comprarem de pequenos empreendedores dentro da própria comunidade. Segundo o diretor-superintendente do Sebrae em Pernambuco, Oswaldo Ramos, a ideia do projeto é de convencer as pessoas e o poder público sobre a necessidade de consumir da pequena empresa e os benefícios que a ação traz para a economia local. As ações começaram a ser desevolvidas no dia 19 de setembro e estão sendo intensificadas agora em outubro com a entrada de espaços nos Shoppings Guararapes e Paulista North Way.

“É preciso que as pessoas entendam que, comprando do pequeno negócio, estão gerando renda e empregos nas comunidades”, destaca Ramos. O MCPN tem como estratégia ampliar os negócios das micro e pequenas empresas e estimular a sociedade no sentido de fortalecer esses empreendedores, que representam 98% das empresas no Estado e geram 48% dos empregos formais.

Pernambuco conta hoje com 22.486 empresas formalizadas em um ano e que estão classificadas como pequenas, pois faturam no máximo R$ 3,6 milhões anualmente. No total, são 337.379 estabelecimentos em atividade. No Brasil, o segmento representa 98,5% dos empreendedores, que respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e por mais da metade dos empregos.

Programação

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq) também preparou programação especial para o dia da microempresa. A comemoração incluirá palestra e um mutirão que esclarecerá as principais dúvidas dos empreendedores nas quatro unidades do Expresso Empreendedor no Recife, Caruaru, Ipojuca e Petrolina. A palestra terá como tema o “Parcelamento do débito do MEI”, onde os empreendedores presentes poderão esclarecer como renegociar seus débitos.

Veja também

Brasil retoma da produção de urânio na Bahia
Urânio

Brasil retoma da produção de urânio na Bahia

Facebook vai pagar por notícias no Reino Unido
Negócios

Facebook vai pagar por notícias no Reino Unido