Olinda sedia etapa regional da XXIV Maratona de Programação

O evento é destinado aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de Computação e áreas afins

Olinda receberá Maratona de ProgramaçãoOlinda receberá Maratona de Programação - Foto: Marianne Dafne/Divulgação

Olinda receberá, no próximo dia 14 de setembro, a XXIV Maratona de Programação. O evento nas instalações das Faculdades Integradas Barros Melo- AESO, às 9h, e visa promover a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

O encontro, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, é destinado aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de Computação e áreas afins, como, por exemplo, a Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e Matemática.

A competição é dividida em duas etapas, a regional e a nacional. A primeira ocorre em várias localidades do país e é classificatória para a segunda, que acontece em uma cidade diferente a cada ano. Em 2019, a final nacional da maratona será realizada em Campina Grande - Paraíba, entre os dias 7 e 9 de novembro.

Leia também:
Sesc terá programação geek gratuita no Recife
Conheça o ‘James Delivery’, mais novo aplicativo de entregas no Recife
Recife receberá evento para desenvolvedores de software em outubro 

Durante a fase regional, os participantes são divididos em equipes, denominadas de “times”. Eles são compostos por três estudantes, que tentarão resolver, em um período de cinco horas, o maior número possível dos dez ou mais problemas que são entregues no início da competição.

Cada grupo representa a instituição de ensino superior onde estuda e tem à disposição, para ajudá-lo a vencer a batalha contra o relógio e os questionamentos propostos, apenas um computador e materiais impresso (livros, listagens, manuais).

O grupo vencedor da etapa nacional ganhará vaga para representar o Brasil no Mundial, acontece em Moscou, na Rússia.

A etapa regional da XXIV Maratona de Programação faz parte do International Collegiate Programming Contest (ICPC). O evento contou, na edição de 2018, com mais de 50 mil estudantes de três mil escolas de cerca de cem países que competiram em regionais em todo o mundo.

Cronograma:

9h – Registro e recepção dos participantes
10h – Sessão de aquecimentos
11h30 – Pausa para o almoço
14h – Início da competição
19h – Encerramento da competição e divulgação dos resultados

Veja também

Secretário da Receita afirma que imposto único sobre consumo teria alíquota alta
Brasil

Secretário da Receita afirma que imposto único sobre consumo teria alíquota alta

Recife terá feira de casamentos online neste sábado
Feira

Recife terá feira de casamentos online neste sábado