Órigo vai produzir energia com biogás

O projeto pode reduzir o valor da conta de energia do cliente e diminuir a poluição ambiental

Conta de energiaConta de energia - Foto: Flávio Japa/Folha de Pernambuco/arquivo

Leia também

• Três séries de época para quem curte História

• Confira a data de estreia e retorno das séries para 2020

• Séries derivadas para ficar de olho em 2020

Um projeto que visa reduzir a poluição do meio ambiente e diminuir a conta de energia de pequenas e médias empresas está sendo desenvolvido em Pernambuco pela Órigo Energia, empresa de geração distribuída compartilhada. Através do gás liberado na usina do Centro de Tratamento de Resíduos de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), a Órigo vai gerar energia para vender em formato de cotas às empresas. Para investir nesse projeto de energia renovável com biogás foram necessários R$ 20 milhões.

De acordo com o CEO da companhia, Surya Mendonça, o processo amplia oferta de energia renovável. “O gás poluente que seria liberado na atmosfera é transformado em energia, ou seja, diminuímos a poluição. No aterro sanitário, o processo queima o gás em um motor, gera energia e nós vendemos por meio de cotas para o consumidor”, explicou Mendonça.

Leia também:
Nordeste bate recorde em geração de energia solar, diz ONS
Bolsonaro diz que não haverá taxação de energia solar


O projeto será uma opção mais em conta para os clientes. “Por meio desse formato, os clientes pagam um aluguel fixo para receber essa energia. O valor é contabilizado na própria conta. Como o cliente que gera sua própria energia, ele paga a cota pelo que consumir, ou seja, é um valor fixo mensal proporcional ao que ele gastar. A Órigo faz o repasse da energia. Nesse sistema, o cliente pode ter desconto de 10% na conta”, disse Mendonça, ao complementar que a carteira de clientes é de pequenas e médias empresas - escritórios, restaurantes e pequenos comércios. Em Pernambuco, a empresa já tem 300 clientes. “A expectativa é chegar no segundo trimestre deste ano com mil clientes", disse Mendonça.

Veja também

Fala de fundadora do Nubank sobre negros mostra incompreensão, dizem especialistas
economia

Fala de fundadora do Nubank sobre negros mostra incompreensão, dizem especialistas

STF inicia julgamento sobre ICMS de gás importado da Bolívia
economia

STF inicia julgamento sobre ICMS de gás importado da Bolívia