Saiba como utilizar os filtros do Google para achar uma vaga de emprego

Filtros do Buscador do Google por tipo ou distância reúnem vagas de diversos sites

Buscador do Google pode ser grande ferramenta para achar vagas de empregoBuscador do Google pode ser grande ferramenta para achar vagas de emprego - Foto: Google/Divulgação

Segundo dados do Google Trends, ferramenta que mostra os principais termos buscados na plataforma, a principal pergunta com a palavra “emprego” realizada nos mecanismos de buscas da companhia pelos brasileiros é: “Como arrumar um emprego?”. A dúvida que paira também sobre a cabeça dos pernambucanos, somada aos índices de desemprego no País, acaba também gerando a busca por ferramentas que facilitem o acesso às vagas. Além dos sites já conhecidos ou do LinkedIn, é possível também se candidatar através do próprio buscador do Google.

A ferramenta, com a ajuda de recursos e filtros, traz uma experiência mais rápida para o candidato, reunindo os postos disponíveis no mercado em um “card” dedicado no resultado de pesquisa. Vários sites que disponibilizam vagas de emprego são filtrados e reunidos.

Para ter acesso, é só digitar a palavra “empregos” na busca, e clicar na própria aba que irá aparecer nos primeiros resultados. A partir daí, é possível buscar por vagas e depois filtrá-las por áreas de formação, como “Industria e armazenamento”, “Vendas e varejo”, “Limpezas e instalações”, “Ciência e engenharia” e muitas outras, o que facilita encontrar exatamente o que está disponível para a sua profissão ou área de atuação.

Ainda é possível simplesmente digitar, por exemplo, algo mais direto como “emprego de advogado em São Paulo” e ter todos os resultados relacionados. Os filtros estão disponíveis tanto em dispositivos móveis Android como no desktop (PC).

O filtro “Tipo” permite selecionar a vaga ideal, escolhendo por exemplo se a vaga desejada é temporária, para emprego fixou ou até estágio. Além disso, é possível ver na categoria “Empregador” os principais contratantes, o que te ajuda na escolha da empresa que gostaria de trabalhar.

E para quem quiser trabalhar em locais próximos de casa, a ferramenta permite definir filtros de distância através da opção “trabalhos perto de mim”. Também é possível deixar como “qualquer lugar”, caso queira mais flexibilidade.

Leia também
Cresça com o Google apresenta dicas para jornalistas
Cresça com o Google debate mercado da tecnologia para mulheres
1º dia do Cresça com o Google apresenta ferramentas digitais para profissionais e estudantes 

Veja como utilizar a Busca do Google para achar uma vaga de emprego:

1 - Acesse o Google.com;
2 - Faça login com sua conta do Google no canto superior direito, para uma experiência mais personalizada;
3 - Digite “empregos”;
4 - Clique no card com a palavra “Empregos”;
5 - Selecione os filtros desejados no canto superior da tela, logo abaixo do buscador;
6 - Selecione o ícone azul para acessar o site em que a vaga está disponível;

Veja também

Governo prepara MP para pagar 100 milhões de doses da vacina de Oxford
Coronavírus

Brasil deve pagar 100 milhões de doses da vacina de Oxford

Lucro do Itaú cai pela metade no 2º tri com novo aumento de reserva contra calote
bancos

Lucro do Itaú cai pela metade no 2º tri com novo aumento de reserva contra calote