Tentativas de fraude aumentam 7,5% no Brasil

De janeiro a junho deste ano, foi contabilizada uma ocorrência contra o consumidor a cada 16,5 segundos

Cartões de créditoCartões de crédito - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O brasileiro precisa ficar mais atento a golpes, alerta a Serasa Experian. Segundo indicador da empresa, o total de tentativas de fraudes cresceu 7,5% relativamente ao primeiro semestre do ano passado. De janeiro a junho deste ano, foi contabilizada uma ocorrência contra o consumidor a cada 16,5 segundos, e 66 mil a mais do que em igual período de 2016.

O aumento geral encontra explicação, principalmente, no crescimento de 31,2% das tentativas de fraude dentro do setor dos bancos e financeiras. Em segundo lugar, o segmento de serviços registrou alta de 5,8%.

A gerente do Serasa Consumidor Carolina Aragão explica que há um movimento gradativo de retorno do consumidor ao mercado de crédito, depois de meses de desconfiança pela crise política e econômica do País. Segundo ela, a expansão da procura teria despertado o interesse dos fraudadores, que muitas vezes consideram propícia a aplicação de golpes em períodos de maior movimentação. Outra pesquisa da Serasa mostra que a demanda do brasileiro por produtos financeiros cresceu 2,1%, no semestre.

Embora as tentativas de fraudes a bancos e financeiras tenham crescido muito acima da média, o segmento de telefonia ainda concentra mais de um terço do total de ocorrências: 38,5% dos casos foram praticados no setor. Nesta modalidade, criminosos utilizam dados de consumidores para compra de aparelhos ou abertura de contas de celulares, por exemplo.

Este tipo de golpe, quando bem-sucedido, gera falsos comprovantes de residência, utilizados em seguida para abrir contas bancárias e ter acesso a serviços como empréstimos e cartões de crédito.

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