Uso de eletrônicos antes de dormir pode deixar usuários mirins doentes

Pesquisa aponta que, além dos efeitos sobre o hormônio do crescimento, podem aparecer problemas como obesidade e depressão infantil

A chamada “luz azul” presente nos eletrônicos inibe a melatonina, o hormônio que avisa ao nosso corpo que está na hora de dormirA chamada “luz azul” presente nos eletrônicos inibe a melatonina, o hormônio que avisa ao nosso corpo que está na hora de dormir - Foto: Reprodução/Pixabay

A combinação da criançada de férias mais pais malucos para distraí-los e amenizar um pouco os efeitos de tanta energia represada pela falta de distração pode acabar resultando numa decisão pouco acertada. É que ceder celulares e tablets para essa turminha horas antes do soninho noturno obrigatório tem mais efeitos negativos do que muita gente pensa.

Segundo estudo recente divulgado pela King's College, além dos efeitos sobre o sono destaca-se também a propensão a doenças como obesidade, queda do sistema imunológico, depressão infantil e até - acredite - tendência suicida. O sono profundo que a criança entra poucos minutos depois de adormecer é essencial para o hormônio do crescimento (GH).

Por isso, para que o sono seja aproveitado da melhor forma possível, ó ideal, segundo especialistas, é que a garotada fique de 30 minutos a duas horas (o ideal) antes de dormir sem mexer nos aparelhos. É que a chamada “luz azul” presente nos eletrônicos inibe a melatonina, o hormônio que avisa ao nosso corpo que está na hora de dormir.

Ainda de acordo com os dados, o simples ato de deixar os eletrônicos disponíveis no quarto, mesmo que eles não os utilizem, também afeta o período de descanso por gerar a expectativa de recebimento de mensagens. A pesquisa incluiu 125.198 crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos de idade em diversos países.

Para quem quer ser um youtuber
Na próxima segunda-feira (15), o Centro Universitário DeVry|UNIFBV, na Imbiribeira, oferece o minicurso gratuito “Youtuber: produção de conteúdo para internet”. A oficina dará dicas sobe como criar um canal, fazer um roteiro, capturar imagens e som, aplicar legendas e ter noções de iluminação, edição e montagem de cenário (http://bit.ly/youtuberfbv).

INTERNET DAS COISAS > O Porto Digital realiza, entre 22 e 26 de janeiro, o Treinamento em IoT — um workshop voltado para profissionais, estudantes e interessados em aprender mais sobre as tecnologias utilizadas em “Internet das Coisas”, ou Internet of Things (IoT) no original em inglês. O workshop, realizado em parceria com a Mekhos, já está com inscrições abertas. A carga horária é de 20 horas. Inscrições pelo http://seliga.ai/TreinamentoIOT. Custo: R$ 350.

VIVO > A partir desta semana, o Twitter passa a fazer parte do pacote Vivo Internet Redes Sociais, destinado aos clientes pré-pagos Vivo Turbo. Ao contratar o pacote por R$ 2,99 por semana, o cliente tem 1GB de internet adicional para usar com as redes sociais, além da internet de seu pacote semanal pré-pago. O pacote Vivo Internet Redes Sociais tem validade de sete dias e renovação automática.

PÃO DE AÇÚCAR > O Grupo Pão de Açúcar traz ao Recife a funcionalidade Caixa Express, que permite ao cliente agendar o horário que deseja ser atendido no caixa do supermercado através do aplicativo Pão de Açúcar Mais. Agora, 167 unidades possuem o benefício, representando 90% das lojas da rede.

Leia também:
Escolas públicas: onde falta tanto, internet ainda é luxo
Internet no Brasil segue na contramão do mundo
Neutralidade da rede ainda vale no Brasil, mas até quando?


FÉRIAS NA ZONA DA MATA > A segunda edição do Fest Games vai até o dia 3 de fevereiro no Vitoria Park Shopping, em Vitória de Santo Antão. O evento gratuito é realizado em parceria com a Nagem e conta com programação especial para os fãs do universo gamer.

‘FAKE NEWS’ > A direção-geral da Polícia Federal vai instalar um grupo de trabalho em conjunto com outros órgãos federais para discutir meios de coibir as 'fake news' durante as eleições deste ano. O grupo, formado por um delegado, um agente e um perito criminal federal, deverá trabalhar com técnicos do TSE. A propagação de falsas notícias pelas redes promete dar muito o que falar neste ano que está apenas começando.

Veja também

Suprema Corte barra restrições contra Covid-19 em eventos religiosos de Nova York
EUA

Suprema Corte barra restrições contra Covid-19 em eventos religiosos de Nova York

Professores da rede estadual paralisam atividades em Pernambuco em protesto por piso salarial
PERNAMBUCO

Professores da rede estadual param atividades, hoje, em protesto por piso salarial