Viagem de férias: atenção antes de pegar a estrada

Muitas pessoas se programam para viajar nas férias. Antes de viajar é importante ficar atento para fazer as revisões importantes no veículo. Especialista dá dicas para os condutores

Balanceador de pneusBalanceador de pneus - Foto: Divulgação

Janeiro e dezembro são meses intensos nas estradas. Isso porque as pessoas aproveitam as férias para viajar. Muitas vezes, os viajantes organizam o orçamento, a hospedagem, os passeios, mas esquecem de um item importante: a revisão do carro. O docente especialista da área automotiva do Senai Pernambuco, Marcelo Farias, indica alguns passos importantes antes de pegar a estrada.

O ideal é que o condutor procure uma oficina de segurança com três dias antes da viagem porque, caso haja algum imprevisto, terá tempo suficiente de fazer troca de peças ou alguma manutenção que demande mais tempo. Além disso, conhecer o seu carro é fundamental antes de fazer a verificação prévia. Acompanhe as dicas do especialista para realizar as ações corretas.

Pneus

É importante verificar o estado de conservação dos pneus e se a calibragem está correta. Além disso, é essencial para os itens de segurança: fazer a checagem do balanceamento das rodas e o alinhamento da direção.

Sistema de iluminação

As luzes precisam ser testadas pelo condutor para saber se estão em funcionamento: luzes do pisca, faróis, alerta e freio. Isso faz parte da sinalização de segurança.

Sistema de freios

Verificar a conservação da pastilha e do disco do freio é fundamental. A pastilha trabalha com verificação, ou seja, não tem um prazo determinado para se trocar a pastilha, por isso precisa ficar sendo observada. Isso é importante porque a pastilha compromete a condição do veículo em momentos como ultrapassagem e frenagem brusca.

Sistema de fluido

Verificar o fluido do freio e o óleo e a água do motor. Olhar, com antecedência, se há necessidade de troca ou de complemento de algum desses itens para manter a segurança na lubrificação.

Itens de segurança

Observar se o macaco e a chave de roda realmente estão funcionando e se o macaco está lubrificado. Ter o triângulo no carro. Além disso, verificar se o estepe está calibrado e olhar a calibragem dele porque pode ser diferente dos demais pneus.

Combustível

Abastecer o veículo em local de confiança do motorista. O combustível adulterado pode interferir no funcionamento do motor. E, na estrada, muitos carros têm computador de bordo para o motorista saber a autonomia do veículo. Manter uma velocidade entre 80 km/h e 100 km/h é importante para a economia do combustível.

Na estrada

Antes de pegar a estrada, conheça o trajeto por meio de aplicativos de mapas. Ficar atento ao painel é fundamental para saber atuar caso a luz de temperatura ligue e encostar o carro se alguma luz diferente acender.

Veja também

Caixa credita auxílio emergencial para nascidos em julho nesta quarta-feira (12)
Auxílio Emergencial

Caixa credita auxílio emergencial para nascidos em julho nesta quarta-feira (12)

Indústria pernambucana se recupera na pandemia
Indústrias

Indústria pernambucana se recupera na pandemia