Brasil busca mais medalhas na reta final do Pan

País está na segunda colocação geral do ranking de medalhas e tem duelos decisivos no vôlei, natação e nas artes marciais

Brasil venceu Estados Unidos por 3x0Brasil venceu Estados Unidos por 3x0 - Foto: Divulgação/CBV

Os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, terminam neste final de semana e o Brasil chega brigando firme pela manutenção da segunda posição do ranking geral de medalhas, meta do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Com boa vantagem perante outras nações que estão logo abaixo, casos de México e Cuba, a delegação verde-amarela tenta repetir o feito do Pan de 1963, em São Paulo, em que o País ficou na segunda colocação. Confira algumas das principais disputas envolvendo brasileiros.

No vôlei feminino, o Brasil entra em quadra contra a República Dominicana, pela semifinal. No atletismo, Mariana Marcelino compete no lançamento de martelo, enquanto Thiago Braz (atual campeão olímpico) e Augusto Dutra representarão o Brasil no salto com vara. Almir Júnior e Alexandre Melo estarão na prova do salto triplo. Na marcha 50km, as apostas são Caio Bonfim, Viviane Lyra e Elianay Barbosa.

No caratê, Jéssica Paula compete na categoria de até 50kg, Valeria Kumikaze na de até 55kg e Érika Santos na disputa dos atletas acima de 84jg - todas as provas neste sábado. No domingo, mais quatro atletas estarão no tatame: Gabrielle Seppe (68kg), Hernani Veríssimo (75kg), Douglas Brose (60kg) e Vinícius Figueira (67kg). Ainda nas artes marciais, mas desta vez no judô, serão sete competidores brasileiros buscando medalha no fim de semana. São eles Alexia Castilho (63kg), Eduardo Yudy (81kg), Ellen Santana (70kg), Rafael Macedo (90kg), Mayra Aguiar (78kg), Beatriz Souza (+78kg) e David Moura (+100kg).

O número de medalhas também pode aumentar com a natação. Gabrielle Roncatto e Camila Lins entram na piscina nos 200m medley feminino. No masculino da mesma categoria, o Brasil terá Caio Pumputis e Leonardo Santos. Etiene Medeiros, Jhennifer Conceição, Giovanna Diamante e Larissa Oliveira competem no 4x100 medley feminino, enquanto Guilherme Guido, João Luiz Gomes, Vinicius Lanza e Marcelo Chierighini estarão na categoria masculina. Ana Marcela Cunha tenta o pódio no 1500m livre feminino. No masculino, o País terá Guilherme Costa e Diogo Vilarinho como representantes.

Leia também:
Pan: com bronze de Etiene, Brasil tem dia cheio de medalhas
Brasil passa pelo EUA e avança no vôlei feminino do Pan

Veja também

Amazônia já tem mais queimadas em 2020 do que em todo o ano passado
meio ambiente

Amazônia já tem mais queimadas em 2020 do que em todo o ano passado

Pandemia causa atrasos nas obras de recuperação de Mariana
Mariana

Pandemia causa atrasos nas obras de recuperação de Mariana