Brasil mescla juventude e experiência no Mundial de Atletismo

Ouro na Universíade, Paulo André estreia nesta sexta-feira (26), na prova dos nos 100m

Ouro na Universíade, Paulo André estreia hoje, nos 100mOuro na Universíade, Paulo André estreia hoje, nos 100m - Foto: Divulgação

A maioria das provas do Mundial será realizada no moderno Estádio Internacional Khalifa, que receberá jogos da Copa do Mundo de 2022. A polêmica sobre as temperaturas elevadas em Doha fizeram com o que o estádio fosse contemplado com um inovador sistema de refrigeração durante a sua revitalização, concluída há dois anos. Isso favorece aos atletas que competirão o Mundial nos próximos dias. Por conta do calor, inclusive, não haverá provas no período da manhã, com sessões começando a partir das 10h no horário de Brasília. Maratonas e provas da marcha atlética, que têm percursos mais longos, no entanto, serão disputadas ao ar livre. E, para tentar diminuir o impacto do calor, as provas acontecerão praticamente de madrugada - largadas entre 23h30 e 0h no horário local.

Leia também:
Atletismo tenta superar "Era Bolt"
Mais um bronze no atletismo para o Brasil no Pan
Vaticano cria federação de atletismo e sonha com Olimpíadas
Atletismo brasileiro tem presença recorde na elite mundial
Djokovic leva Laureus pela 4ª vez e iguala Usain Bolt



Quarenta e quatro atletas compõem a delegação brasileira em Doha, entre eles a pernambucana Érica Sena, esperança de medalha na marcha atlética. A equipe nacional mescla juventude e experiência. Destacam-se o velocista Paulo André Camilo de Oliveira, tri do Troféu Brasil e campeão no 4x100m no inédito Mundial de Revezamento realizado em maio, no Japão; e o barreirista Alison Brendom dos Santos, ouro na Universíade, na Itália, e no Pan de Lima, ambos em 2019. O arremessador de peso Darlan Romani, prata na final da Liga Diamante, campeão pan-americano e vice no ranking mundial, é outro que chega para brigar por pódio. Por outro lado, Andressa de Morais, prata no Pan no lançamento de disco, é desfalque após testar positivo para a substância SARM, uma espécie de anabolizante, durante o evento em Lima.

Estreias
Paulo André é um dos brasileiros que competem nesta sexta-feira. Ao lado de Vitor Hugo dos Santos e Rodrigo Nascimento, disputa as eliminatórias dos 100m a partir das 12h05 (de Brasília). Às 13h25, será a vez de Almir Cunha dos Santos, no Grupo A, e Alexsandro Melo, no Grupo B, na qualificação do salto triplo. Uma hora mais tarde, tem Alison Brendom, Arthur Terezan e Marcio Teles as eliminatórias dos 400m com barreiras. Por fim, Andreia Hessel e Valdilene dos Santos Silva fazem os 7km da maratona. As provas terão transmissão do canal por assinatura SporTV.

Veja também

Open de Tennis Reserva do Paiva 2020 teve primeiros vencedores neste sábado
Tênis

Open de Tennis Reserva do Paiva 2020 teve primeiros vencedores neste sábado

Barcelona goleia Osasuna e Messi presta homenagem a Maradona
Homenagem

Barcelona goleia Osasuna e Messi presta homenagem a Maradona