Com Janeth, LBF nas Escolas visita alunos do Recife

Ao lado das atletas da Uninassau, a ex-jogadora da seleção de basquete realizou ações com os estudantes

Estudantes fizeram a festa com a presença de Janeth e atletas da UninassauEstudantes fizeram a festa com a presença de Janeth e atletas da Uninassau - Foto: Irce Falcão/Folha de Pernambuco

A manhã desta quarta-feira (21) foi especial para os alunos de duas escolas do grande Recife. Estudantes do São Luís e do Damas, ambos na Zona Norte da Cidade, receberam a visita da ex-jogadora de basquete da seleção brasileira, Janeth Arcain, e do time feminino da Uninassau Basquete, que fizeram ações com o intuito de difundir a prática da modalidade entre os jovens. A iniciativa faz parte do projeto LBF nas escolas, idealizado pela Liga de Basquete Feminino, que vai visitar as cidades dos nove times que disputam o Nacional. Recife abriu a programação, que seguirá por São Luís (MA), Santo André e São Bernardo (ambos SP), Blumenau (SC), Catanduva, Itu, Campinas e Presidente Venceslau (todos SP). 

Para Janeth, este contato com as crianças, principalmente em escolas, é importante para estimular a prática esportiva nos jovens. "A escola sempre foi um berço da atividade física. Então, nosso intuito é propagar cada vez mais nossa modalidade. Levar para elas o sonho de, quem sabe um dia, chegar onde nós atletas de alto rendimento chegamos. E poder proporcionar para elas uma qualidade de vida e um meio de transformação. Esse é um dos nossos maiores objetivos. A LBF, em parceria com o meu instituto, está fazendo essa divulgação, juntamente com as equipes que participam da Liga. Este é o caminho, temos que divulgar cada vez mais, estar mais próximos da criançada e fazer com que eles pratiquem alguma atividade física." 

Campeã mundial em 1994 e dona de duas medalhas olímpicas com a seleção, Janeth foi integrante de uma época áurea do basquete nacional. Para a ex-jogadora, mostrar a bonita história do basquete brasileiro durante estas ações, para uma geração que não a vivenciou, ajuda a resgatar o torcedor, além de dar mais visibilidade para a modalidade. 

"Resgatando o sentimento do torcedor, também vamos fortalecer a Liga. Estamos convidando crianças e familiares para irem aos jogos. Quem sabe, futuramente, a gente possa através desta divulgação, despertar a prática do basquete nas crianças. Quem sabe não aparece um atleta de alto nível. Eu acredito que este meio vai fazer com que o nosso basquete ganhe mais praticantes, mais amantes, e, consequentemente, novos ídolos", declarou.  

Ainda nesta quarta, ela visitará o projeto Cestinhas do Futuro, da RD Esportes, que trabalha a iniciação esportiva com crianças da região do entorno do Sesc de Santo Amaro, a grande maioria estudante de escolas públicas. 

Além de contar um pouco sobre a sua trajetória, Janeth também fez brincadeiras com os estudantes e as jogadoras da Uninassau. 

Veja também

Corinthians confirma contratura muscular de Cássio, que inicia tratamento
Futebol

Corinthians confirma contratura muscular de Cássio, que inicia tratamento

Corpo de Diego Maradona é enterrado em cemitério na Argentina
LUTO

Corpo de Diego Maradona é enterrado em cemitério na Argentina