Érica é chance de medalha para o Brasil na marcha atlética

Pernambucana é dona da melhor marca do ano entre as atletas do continente e é vice-líder do ranking mundial

Érica Sena, competidora da marcha atléticaÉrica Sena, competidora da marcha atlética - Foto: CBAt

Atual segunda colocada no ranking mundial dos 20km da marcha atlética e dona do melhor tempo da prova neste ano entre as atletas das Américas (1h27min38s), a pernambucana Érica de Sena é uma das atrações do Brasil, neste domingo, nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Ela compete a partir das 10h, e garante que o bom retrospecto do ano não é motivo de pressão.

Atleta experiente, Erica, que está com 34 anos, tem a chance de novamente fazer história no esporte brasileiro. Em 2015, no Pan de Toronto, no Canadá, ela foi segunda colocada. E a sua prata foi a primeira medalha do País na modalidade. Agora, ela aparece entre as candidatas ao título pan-americano.

“Minha marca é a melhor de todas as participantes, mas não me sinto pressionada por isso. Sei que tenho de fazer o que faço nos treinos. Vai dar tudo certo”, disse a marchadora. “Não quero pensar em tempo. Essa é uma prova que todos querem ganhar, sei que será forte e que vamos fazer uma marca forte pelo nível das minhas adversárias”, completou Érica, que mora e treina em Cuenca, no Equador, país natal do marido e treinador Andrés Choco.

Érica chegou ao Pan com um dos destaques da delegação do atletismo nacional. E não é à toa, uma vez que a pernambucana foi a primeira brasileira do atletismo a fazer o índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio – o feito aconteceu em abril último, em uma etapa do México do Circuito Mundial da modalidade.

Suas principais adversárias na briga pelo título em Lima são a colombiana Sandra Lorena e a peruana Kimberly Garcia, sétima e 15ª colocadas no ranking mundial, respectivamente.

A versão masculina da prova acontece na sequência, a partir das 12h30, com a presença do brasiliense Caio Bonfim, que, assim como Érica, obteve resultados expressivos nos últimos anos.

Veja também

Confira o fascículo 07 e vídeo com correção do material do Projeto Enem 2020
Enem 2020

Confira o fascículo 07 e vídeo com correção do material do Projeto Enem 2020

Com relaxamento de medidas preventivas, pandemia pode voltar a ganhar a corpo em Pernambuco
Pernambuco

Com relaxamento de medidas, pandemia pode voltar a ganhar a corpo em Pernambuco