Ítalo Henrique estreia como profissional, e Santa dá espaço à base

Volante, de 18 anos, foi lançado pela primeira vez no Santa Cruz, que está utilizando jovens promessas em 2019

Ítalo Henrique, volante do Santa CruzÍtalo Henrique, volante do Santa Cruz - Foto: Jota Santana/Santa Cruz

O Santa Cruz iniciou a partida contra o Salgueiro com quatro jovens que subiram da base para o elenco profissional em 2019. Nos 90 minutos da derrota para o Salgueiro por 2x0, no estádio Cornélio de Barros, no Sertão do Estado, o técnico Leston Júnior utilizou cinco garotos – zagueiro João Victor, lateral-direito Augusto Potiguar, o volante Ítalo Henrique e os atacantes Elias e Sillas Gomes. Os quatro primeiros começaram como titulares. A maior novidade da lista foi Ítalo Henrique, de apenas 18 anos e que estreou profissionalmente na carreira.

Leia também:

Após promessa, garotos da base ganham vez no Santa Cruz 

Base do Santa Cruz recebe respaldo e promessa de sequência 

Paciência, confiança e financeiro: a safra da base do Santa

Santa Cruz garante base com mais espaço no Pernambucano 2019 

De 18 a 23 anos: os atletas da base que o Santa vai promover 

O volante Ítalo Henrique substituiu Diego Lorenzi, vetado da partida pelo departamento médico por conta de uma lesão na coxa. O garoto da base disputou no ano passado 19 partidas pela base do Santa Cruz no ano passado. Ele era titular absoluto no Sub-20, onde foi vice-campeão pernambucano da categoria e fez parte do elenco semifinalista da Copa do Nordeste. 

Conforme prometido, o treinador Leston Júnior está dando espaço, aos poucos, para a garotada do Santa. Antes do início da temporada 2019, o presidente Constantino Júnior e o executivo de futebol Luciano Sorriso também garantiram a presença da base nos jogos, principalmente no Campeonato Pernambucano. Na ocasião, a diretoria e o técnico também pediram paciência à torcida com os garotos, que estão sendo lançados gradativamente.

Em várias entrevistas coletivas, o comandante tricolor destacou que a base é fundamental para o clube colher frutos no futuro com suas jovens promessas. Para despontar na carreira, os garotos usam o Santa Cruz como vitrine para ganhar visibilidade e buscam uma valorização quando as oportunidades aparecem.

O elenco atual do Santa conta com 32 atletas. Desses, dez foram promovidos da base ao grupo principal – goleiro Maycon Cleiton; laterais Augusto Potiguar e Warley; zagueiros João Victor e Matheus Vitor; volante Ítalo Henrique; meia Wallyson Pequeno; atacantes Elias, Sillas Gomes e Paulo Victor. O detalhe é que em todas as posições têm garotos que subiram das divisões inferiores.

Veja também

Atlético de Madrid enfrenta Leipzig e quer superar traumas na Champions
Futebol Internacional

Atlético de Madrid enfrenta Leipzig e quer superar traumas na Champions

Náutico tem aproveitamento fraco como mandante em 2020
Futebol

Náutico tem aproveitamento fraco como mandante em 2020