Nadador brasileiro é suspenso por doping e perde Mundial e Pan

Gabriel Santos fazia parte da equipe de revezamento favorita para levar ouro

Nadador iria entrar na piscina neste sábado (20)Nadador iria entrar na piscina neste sábado (20) - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

A equipe brasileira que disputa o Mundial de Esportes Aquáticos em Gwangju, na Coreia do Sul, perdeu um importante nome: Gabriel Santos, 23. Ele fazia parte da equipe do revezamento 4x100 e foi condenado pela Fina (Federação Internacional de Natação) nesta sexta-feira (19) a oito meses de exclusão das competições.

Santos entraria na água no próximo sábado (8), nas eliminatórias do revezamento. A informação foi confirmada pela defesa do atleta. Ele foi pego pelo uso da substância proibida clostobol em exame realizado em maio. O nadador integrava a equipe brasileira do revezamento e que era uma das candidatas ao ouro no Mundial de 2019 e estava na Coreia do Sul com a delegação nacional.

A substância pela qual ele foi pego, proibida pela Wada, (Agência Mundial Antidoping), é um anabólico sintético e encontrado, por exemplo, em produtos para cicatrização. A ex-saltadora Maurren Maggi já foi suspensa, em 2003, pela mesma substância, assim como o nadador brasileiro Henrique Rodrguês, em 2017.

Nos jogos do Rio-2016, com Gabriel Santos na equipe, o Brasil terminou na sexta posição do revezamento 4X100. O time brasileiro também conquistou a prata no Mundial de Budapeste, em 2017, e chegou a ocupar o primeiro lugar do ranking da prova em 2018, após o ouro no Pan-Pacífico de Tóquio (2018). Ele venceu o Troféu Maria Lenk nos 100m livre em 2017 e 2018. 

Leia também:

Ana Marcela conquista ouro em prova de 25km no Mundial

Brasil fica em 4º no revezamento misto 5km em águas abertas 

 

Veja também

Com hepta de Amandinha, Brasil domina premiação do futsal mundial
Futsal

Com hepta de Amandinha, Brasil domina premiação do futsal mundial

CBF confirma datas e horários das finais da Série D do Brasileiro
Futebol

CBF confirma datas e horários das finais da Série D do Brasileiro