Pan: Brasil tem 4 semifinais contra EUA nesta segunda

As equipes vão se enfrentar em esportes coletivos: basquete 3x3 (masculino e feminino), vôlei de praia e handebol

Ângela e Carol estão nas semifinais dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019Ângela e Carol estão nas semifinais dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 - Foto: LUKA GONZALES / AFP

Tradicionalmente os megaeventos poliesportivos têm muitas provas nos fins de semana de abertura e desaceleram no começo da semana. Não funciona assim nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Esta segunda-feira (29) é feriado pátrio no Peru, como na véspera, e por isso a programação é de muitas medalhas em jogo.

Várias delas podem ser garantidas em esportes coletivos. Para tanto, os brasileiros vão precisar passar pelos Estados Unidos. Acreditem: serão quatro semifinais contra os norte-americanos nesta jornada. Os times de basquete 3x3 jogam pela manhã: 11h o feminino, 12h30 o masculino (no horário de Brasília). Na sequência, pelo vôlei de praia, temos o jogo entre Angela/Carol Horta e Pardon/Cook às 13h30. Já à noite, às 22h30, outra semifinal contra as americanas, desta vez pelo handebol feminino.

Em provas valendo medalhas diretamente, a busca brasileira começa pelo triatlo. Às 11h será disputado o revezamento misto. Depois de ganhar um ouro e duas pratas nas provas individuais, o time brasileiro aparece como favorito, junto com o México.
Também pela manhã em Lima, a canoagem velocidade tende a ser uma chuva de medalhas para o Brasil, que está em cinco finais, a partir das 11h35. Pela ordem: K1 1.00m (Vagner Souta), C1 1.000m (Isaquias Queiroz), K2 1.000m (Vagner Souta e Edson Silva), C2 500m (Angela Silva e Andrea Santos) e K1 500m (Ana Paula Vergutz).

O hipismo começa a distribuir medalhas, com a final por equipes do adestramento a partir das 10h30. O Brasil passou em terceiro pela primeira fase e deve disputar o bronze contra o México. A prova vale vaga olímpica para os dois primeiros colocados, que por enquanto são EUA e Canadá.

Depois de ganhar três medalhas de quatro possíveis nos dois primeiros dias do taekwondo, o Brasil pode ganhar até outras quatro nesta segunda-feira, quando serão disputadas quatro categorias. O destaque é Maicon Andrade, bronze na Rio-2016, mas também lutam Milena Titoneli e Ícaro Miguel, que ganharam medalha no Mundial deste ano.

Leia também:
Equipe brasileira de ginástica é ouro no Pan de Lima
Astro nas argolas, Zanetti pode ganhar medalha no solo
Medalhista, Talisca volta à arena para ver o namorado no Pan
Brasil ganha prata e bronze no primeiro dia de taekwondo no Pan

Na ginástica artística acontecem as finais do individual geral no feminino (às 15h) e no masculino (às 20h). Estão nas finais Thais Fidelis, Flávia Saraiva, Arthur Nory e Caio Souza. Desses, quem tem mais chances de medalha é Nory. Contra as americanas, as meninas são azarãs.

Serafim Veli e Marco Túlio Gregório estão na categoria até 96kg do levantamento de peso, disputada a partir das 16h30. Depois, às 18h, Marcelo "Marreco" briga por medalha no wakeboard. No boxe, Bia Ferreira e Ronaldo Bezerra estreiam e, se vencerem, já garantem pódio. Por enquanto, dos cinco brasileiros que já lutaram, quatro garantiram medalha.

Veja também

Após morte de George Floyd, capas de revistas com negros disparam
EUA

Após morte de George Floyd, capas de revistas com negros disparam

Em evento no Recife, ministro da Educação diz que 140 prefeituras terão de prestar contas ao TCU
EM EVENTO NO RECIFE

Em evento no Recife, ministro da Educação diz que 140 prefeituras terão de prestar contas ao TCU