Paratletas competem nos Jogos Paralímpicos de Pernambuco

Campeonato será realizado entre os dias 26 e 28 de julho, no Parque Santos Dumont e Compaz Ariano Suassuna

 Entre esta sexta-feira (26) e o domingo (28), estão sendo esperados mais  de 200 paratletas Entre esta sexta-feira (26) e o domingo (28), estão sendo esperados mais de 200 paratletas - Foto: Pedro Menezes/Divulgação

Após a realização das fases Regionais Sertão, Agreste e Zona da Mata/Região Metropolitana, em Petrolina, Pesqueira e Recife, respectivamente, chegou a hora da grande disputa da Fase Estadual dos Jogos Paralímpicos de Pernambuco. Entre esta sexta-feira (26) e o domingo (28), estão sendo esperados mais de 200 paratletas de municípios de todas as regiões do Estado no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e no Compaz Ariano Suassuna. Vale destacar que apenas a modalidade Goalball será disputada no dia 3 de agosto, no Instituto de Cegos. Ao todo, serão disputadas 15 modalidades.

Na sexta (26), a partir das 14h, o Ginásio do Santos Dumont recebe a cerimônia de abertura do certame, que contará com a participação de autoridades locais e da grande homenageada dos Jogos, a pernambucana Rosinha Santos. Referência no paratletismo, ela já participou de três Parapan-Americanos e três Paralimpíadas, sendo medalha de ouro no Arremesso de Peso e Disco nos Jogos de Sydney (2000), ouro no Parapan de Guadalajara (2011) e bronze no Parapan de Toronto (2015).

Leia também:
Concorrência alta no setor ofensivo do Náutico
Sport e Arena de Pernambuco juntos novamente

Na sequência, às 16h, tem início as disputas esportivas. Futsal, badminton, tênis de mesa, natação, atletismo e bocha são as modalidades que terão briga por pódio e medalha nos Jogos Paralímpicos de Pernambuco. Já nos esportes de apresentação, fisiculturismo, karatê, tiro com arco, basquete em cadeiras de rodas, vôlei de praia, vela, jiu-jitsu e luta olímpica compõem a lista de paratletas que estarão divulgando essas modalidades para o público.

É importante reforçar que, nesta fase dos Jogos Paralímpicos de Pernambuco, os participantes que possuírem idade escolar, ou seja, de 12 a 17 anos, poderão ser classificados para as Paralimpíadas Escolares, marcadas entre os dias 18 e 23 de novembro, em São Paulo. “Momento de grande emoção e celebração dos paratletas do nosso estado. A cada ano temos tido um cuidado especial com essa competição, aumentamos o número de modalidades e também temos visto crescer o número de paratletas participantes. Agora é a hora de saber quem serão os campeões e quem vai se classificar para as Paralimpíadas Escolares”, destacou Diego Pérez, secretário executivo de Esportes.

Veja também

Acompanhe, lance a lance, o jogo do Náutico contra o Oeste/SP
BRASILEIRO SÉRIE B

Acompanhe, lance a lance, o jogo do Náutico contra o Oeste/SP

Com gols de Messi e Coutinho, Barcelona goleia Ferencváros por 5x1
Liga dos Campeões

Com gols de Messi e Coutinho, Barcelona goleia Ferencváros por 5x1