Provas de natação no Pan de Lima começam nesta terça (6)

Eliminatórias têm início às 11h, enquanto as finais começarão sempre às 22h30, no horário de Brasília

Etiene Medeiros durante treino para o Pan de LimaEtiene Medeiros durante treino para o Pan de Lima - Foto: Igo Bione/EtieneMedeiros.com

Modalidade com promessa de medalhas para o Brasil no Pan de Lima, a natação abre sua programação nesta terça-feira (6), com quatro provas, sendo três individuais e um revezamento. O País estará representado em todas elas. A pernambucana Etiene Medeiros, principal nome da natação feminina nacional atualmente e promessa de pódio no Peru, é uma das atletas que estará na água. Ela competirá o revezamento 4x100 metros livre feminino, ao lado de Daynara de Paula, Larissa Oliveira e Manuella Lyrio. Em sua terceira participação em Jogos Pan-Americanos, Etiene tem a perspectiva de pódios individuais e por equipes.

Em 2015, ela conquistou o ouro nos 100 metros costas, com a marca de 59s61, recordes do Pan e sul-americano que continuam até hoje. Na mesma noite, levou ainda a medalha de prata nos 50 metros livre, quebrando o recorde sul-americano com 24s55. Etiene também ajudou o Brasil a ganhar outras duas medalhas de bronze, nos revezamentos 4x100 metros livre (neste, batendo a marca sul-americana, com o tempo de 3m37s39, junto com Larissa Oliveira, Graciele Herrmann e Daynara de Paula) e 4x100m medley, ao lado de Jhennifer Conceição, Larissa Oliveira e Daynara de Paula.

Na edição de Lima, a pernambucana nadará um total de seis provas. Fora a disputa desta terça, ela competirá também o revezamento 4x100 metros livre misto, na quarta (7), os 100 metros costas e o 4x100 metros medley misto, na quinta-feira (8), os 50 metros livre na sexta e o revezamento 4x100 metros medley feminino no sábado (10), último dia de provas da natação no evento. “A ideia é colaborar com o Brasil da melhor maneira possível no quadro de medalhas. Quem sabe a Etiene não sai de lá com seis medalhas", diz o técnico dela, Fernando Vanzella, do Sesi/SP.

Leia também:
Precoce, Renata Arruda é aposta da nova safra do handebol
Tenista João Menezes conquista ouro no Pan de Lima
Brasil sobe para o segundo lugar no quadro de medalhas
Canoagem slalom garante mais dois ouros no Pan de Lima

Programação
Na versão masculina do revezamento 4x100 metros livre, o Brasil terá Marcelo Chierighini, Breno Correia, Pedro Spajari e Gabriel Santos. Além dos revezamentos, compõem o programa do primeiro dia da natação as provas individuais de 400 metros livre (Viviane Jungblut, Aline Rodrigues, Fernando Scheffer e Luiz Altamir), 100 metros peito (Jhennifer Conceição, Pamela Alencar, Felipe Lima e João Gomes Junior) e 200 metros borboleta (Giovana Diamante, Maria Luiza Pessanha, Luiz Altamir e Vinicius Lanza). As eliminatórias da natação no Pan acontecerão sempre a partir das 13h, com as finais começando às 22h30 – no horário de Brasília.

Veja também

Confira o fascículo 07 e vídeo com correção do material do Projeto Enem 2020
Enem 2020

Confira o fascículo 07 e vídeo com correção do material do Projeto Enem 2020

Com relaxamento de medidas preventivas, pandemia pode voltar a ganhar a corpo em Pernambuco
Pernambuco

Com relaxamento de medidas, pandemia pode voltar a ganhar a corpo em Pernambuco