Santa chega à final do estadual e busca quebrar longo jejum

Tricolor volta a decidir um título do Pernambucano Sub-20 dois anos depois e agora tem a missão de ser campeão. A última taça foi em 2003

Garotada e comissão técnica do Santa Cruz comemoram classificação nos vestiáriosGarotada e comissão técnica do Santa Cruz comemoram classificação nos vestiários - Foto: Santa Cruz/divulgação

 

De volta à final do Campeonato Pernambucano Sub-20 dois anos depois, o Santa Cruz busca quebrar um longo jejum de títulos na categoria. A última vez que a base tricolor conquistou o estadual juniores foi em 2003. Em 2016, a Cobra Coral perdeu a final para o rival Sport, atual tricampeão e eliminado nas semifinais pelo Porto, que levantou a taça da competição três vezes na história.

Leia também: 

Reforma no gramado não impede jogos do Santa Sub-20 no Arruda 

Santa disputa mata-mata em três categorias do PE de base 

Santa mostra força no Pernambucano das categorias de base  

Santa Cruz arranca empate na estreia do Nordestão Sub-20 

As datas da decisão ainda não foram divulgadas pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF), mas o Santa joga a segunda partida em casa por ter a melhor campanha. Nas semifinais, o Tricolor eliminou o América/PE. Após o empate em 1x1 no jogo de ida, no estádio Ademir Cunha, em Paulista, os tricolores comandados pelo técnico Rômulo Oliveira derrotaram o Mequinha por 2x1, no estádio do Arruda, pela partida de volta, e se classificaram. 

Em 16 jogos disputados, o Santa Cruz obteve 11 vitórias, um empate e quatro derrotas. Já o Porto acumula oito vitórias, dois empates e seis derrotas. Na semifinal, os caruaruenses perderam para o Sport pelo placar de 1x0, no jogo de ida, na Ilha do Retiro, mas venceram por 2x1 na partida de volta, no estádio Antônio Inácio, em Caruaru, e garantiram uma vaga na final. Os rubro-negros foram eliminados da competição com apenas uma derrota, justamente no mata-mata. Venceram dez vezes e empataram outras cinco.

O América se despediu do Estadual com a seguinte campanha: oito vitórias, dois empate e seis derrotas. Assim como o Santa, o Mequinha ainda disputa o Nordestão Sub-20. Inclusive, as equipes ficaram no empate sem gols na estreia do regional, no estádio Ademir Cunha. O detalhe é que a partida aconteceu três dias antes de os times mediram forças na primeira partida da semifinal do Pernambucano.

Final

Em 2016, a Cobra Coral perdeu o título para Sport. Na ocasião, a partida de ida foi no Arruda - vitória tricolor por 1x0 - e o jogo de volta aconteceu na Ilha do Retiro - 2x0 para os rubro-negros, que reverteram a desvantagem e conquistaram o título diante da torcida. O Leão era tricampeão estadual (2015, 2016 e 2017, invicto com 12 vitórias e seis empates), mas agora vai deixar cair a hegemonia para o Porto, algoz das semifinais, ou para o maior rival.

Ps. O Santa Cruz iria enfrentar o Náutico nas semifinais, mas o rival perdeu seis pontos por escalar um atleta irregular e foi eliminado do Pernambucano Sub-20.

 

Veja também

Santa realiza nova testagem da Covid-19 nesta quinta
Santa Cruz

Santa realiza nova testagem da Covid-19 nesta quinta

De olho no Nordestão, Sport passará por testes da Covid-19 nesta quinta
Sport

De olho no Nordestão, Sport passará por testes da Covid-19 nesta quinta