Santa está garantido na fase de grupos do Nordestão 2020

Com o título pernambucano do rival Sport, o Santa Cruz tem participação certa no torneio regional do próximo ano via Ranking de Clubes da CBF

Taça da Copa do NordesteTaça da Copa do Nordeste - Foto: Kleyvson Santos/Folha de Pernambuco

Como o Sport foi campeão do Campeonato Pernambucano – título conquistado sobre o Náutico, na Ilha do Retiro, neste domingo (21) –, o Santa Cruz está garantido automaticamente na fase de grupos da Copa do Nordeste 2020, ao lado do maior rival, que voltará a disputar o torneio regional na próxima temporada após dois anos fora. Já o Náutico, vice-campeão do Estadual e atualmente nas semifinais do Nordestão, terá que jogar a etapa preliminar (mata-mata), marcada para o mês de maio deste ano, para tentar se classificar à próxima edição.

Leia também:

Copa do Nordeste 2019 recheada de clássicos quentes 

Calendário do Nordestão tem estreia em janeiro e final em maio 

O formato atual da Copa do Nordeste dá direito a duas vagas diretas para Pernambuco, Bahia e Ceará e também federações com melhor posicionamento no Ranking de Clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além do campeão dos respectivos Estados, o clube melhor ranqueado tem participação certa. Em PE, o Santa Cruz; na Bahia, o Vitória; no Ceará, os alvinegros.

11 clubes estão com a classificação assegurada para o torneio regional do próximo ano: Santa Cruz, Vitória e Ceará, todos garantidos via ranking, além do CSA, Bahia, Fortaleza, Imperatriz, Botafogo/PB, River/PI e Frei Paulistano/SE – campeões estaduais este ano. A última definição sai na próxima quarta-feira (24), com a final entre ABC e América de Natal, no Campeonato Potiguar.

Na edição deste ano, o Santa busca o bicampeonato e vai enfrentar o Fortaleza nas semifinais, no dia 9 de maio, em jogo único, no estádio Castelão, na capital cearense. Já Náutico e Botafogo/PB duelam no outro mata-mata, que será disputado em João Pessoa, no estádio Almeidão.

Veja também

Algoz de Vasco e Bahia, Defensa y Justicia conquista Copa Sul-Americana
Futebol

Algoz de Vasco e Bahia, Defensa y Justicia conquista Copa Sul-Americana

Confira a vitória do Flamengo sobre o São Paulo por 79 a 71 na final da Copa Super 8
Basquete

Confira a vitória do Flamengo sobre o São Paulo por 79 a 71 na final da Copa Super 8