Série B 2019 é a mais equilibrada desde 2006

Distância entre o primeiro e o décimo colocado é de apenas um ponto após 15 rodadas. Líder, Bragantino abre a 16ª rodada nesta segunda-feira (12)

Treinador do Sport, Guto Ferreira comandou treinamento. Treinador do Sport, Guto Ferreira comandou treinamento.  - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Conhecido pela disputa acirrada, a Série B deste ano está sendo liderada pelo Bragantino. A equipe paulista, que abre a 16ª rodada nesta segunda-feira (12), contra o Operário/PR, possui 28 pontos, mas se engana quem pensa que a primeira colocação deixou os alvinegros com folga na liderança. A distância do time de Bragança Paulista para o 10º colocado, o Sport, é de apenas cinco pontos. A diferença entre o Coritiba, vice-líder, e o Paraná, nono lugar, é de três pontos.

O único representante pernambucano na Segundona, inclusive, perdeu a oportunidade de fechar a rodada na terceira posição. A derrota do último domingo (11), contra o Criciúma, significou a queda do Leão para o 10° lugar.

Leia também:
Guto exime culpa de Éder em derrota do Sport e cita 'ansiedade'
Sport precisa 'juntar os cacos', diz Thiere após derrota
Sport busca fazer ataque voltar a funcionar

O maior equilíbrio entre as dez primeiras equipes de uma Série B, nas 15 primeiras rodadas, antes desta atual ediçãol foi em 2006. Na ocasião, o Avaí liderava a competição com 27 pontos e mantinha uma distância de seis pontos para o Gama, que ocupava a décima posição. O vice-líder era o Coritiba, assim como em 2019, mas o Coxa não conseguiu conquistar o acesso. Além dos paranaenses, a equipe catarinense também não subiu para a Série A. Destaque para os pernambucanos, Sport e Náutico, que ocupavam a terceira e quarta colocação e conseguiram a promoção para a elite nacional naquele ano.

Em 2017 aconteceu algo parecido. O então líder da competição era o Guarani com 27 pontos e décimo colocado era o Paraná com 20. O G4 ainda era composto por Juventude (27), América/MG (27) e CRB (24). No entanto, apenas o Coelho Mineiro subiu para a Primeira Divisão. As outras equipes que conquistaram o acesso foram o Internacional, Ceará e Paraná. Todos os três times estavam nas 10 primeiras colocações após as 15 primeiras rodadas.

Marcado pelo equilíbrio e pela forte disputa, o Campeonato Brasileiro da Série B premia a regularidade. Das 52 equipes que conquistaram o acesso de 2006 até o ano passado, 76,9% dos times estavam posicionados no G6 após as 15 primeiras rodadas. Aprofundando um pouco mais, 61,5% faziam parte do G4. Essas 13 edições também registraram quatro acessos de equipes que se colocavam abaixo das 10 primeiras posições.

Os dados estatísticos só ressaltam a importância da regularidade para qualquer equipe que almeje o acesso para a primeira divisão, em um das competições mais equilibradas dos últimos tempos no Brasil.

Veja também

Rafael Ribeiro será emprestado ao Fluminense em 2021
Futebol

Rafael Ribeiro será emprestado ao Fluminense em 2021

São Paulo goleia o Taboão por 29x0 pelo Paulista feminino
Futebol feminino

São Paulo goleia o Taboão por 29x0 pelo Paulista feminino