TikTok fisga Trio de Ferro da capital pernambucana

Sport, Náutico e Santa visualizam novas oportunidades de reforçar vínculo com torcedor e gerar receita com plataforma

Trio de Ferro está presente na plataforma TikTokTrio de Ferro está presente na plataforma TikTok - Foto: Folha de Pernambuco

Durante o confinamento, as redes sociais são ferramentas essenciais para os clubes de futebol reforçarem o vínculo com seus torcedores. A explosão vertiginosa do TikTok - plataforma de vídeos curtos -, em meio à pandemia, serviu de bandeja uma oportunidade para as equipes brasileiras também criarem um canal de comunicação focado no público mais jovem, que é seduzido pelas investidas calculistas dos europeus. Cientes da importância de intensificar esse diálogo, os setores de marketing do Trio de Ferro pernambucano já aderiram ou preparam a investida no fenômeno.

Com mais de dois bilhões de downloads, o TikTok tem como principal público consumidor a média de idade entre 16 a 24 anos. Nele, o usuário produz vídeos envolvendo desafios, dublagens, danças, remixes de músicas e outros conteúdos que podem ser editados livremente antes de compartilhar. La Liga (campeonato espanhol) enxergou o potencial da plataforma para o futebol em agosto do ano passado, quando fez uma série de ações relacionadas à temporada em andamento por lá. Atualmente, o perfil da liga elabora material para um milhão de seguidores.

Em Pernambuco, o Sport vislumbrou as possibilidades do aplicativo logo no início do ano, mas decidiu estudar as particularidades do público geral antes de entrar oficialmente. Com vídeos veiculados desde março, o perfil do Leão soma mais de 60 mil seguidores e quase 1 milhão de visualizações em 18 publicações. Lindainês Santos, social media e responsável por abastecer a conta rubro-negra, explica o sucesso imediato. “Os vídeos curtos e o design simples para acompanhar as publicações ajudam muito a prender a atenção de uma geração que está cada vez consumindo conteúdos mais rápidos. Isso faz com que chegamos a números de visualizações enormes”, falou.

Leia também:
Sport ultrapassa R$ 7 mil em venda de ingressos virtuais para partida contra o Náutico
Náutico lança campanha “Projeto Série A"
Santa Cruz abre bilheteria virtual para reprise de jogo contra o Betim


Quem acessa a página do Sport se depara com estilos diversificados de vídeos, em sua maioria descontraídos. A formulação das ideias surge do acompanhamento de variados memes e músicas que viralizam. “Claro que temos nossas limitações de conteúdo devido ao isolamento, mas tentamos driblar isso com um pouco de humor, nostalgia e prestando atenção em quais músicas e hashtags são as mais usadas no momento. Aos poucos vamos entendendo o que as pessoas gostam de ver no nosso perfil. Temos de tudo: dublagem, vídeos de gols, narrações, torcedores e desafios”, relatou Lindainês.

Na última segunda-feira, José Calagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom, anunciou a incorporação do TikTok no ranking digital dos clubes brasileiros, em que a quantidade de seguidores dos perfis oficiais no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube é mensurada mensalmente. De forma quase instantânea ao anúncio, o Santa Cruz se tornou mais uma instituição de futebol associada à plataforma. “O Santa tem público que está nessas redes sociais, principalmente o mais jovem, e a gente também decidiu condicionar o clube pra esse público dentro dessa rede”, disse Guilherme Leite, vice-presidente de marketing da Cobra Coral.

A ferramenta oferece vias para angariar fundos, o que pode gerar mais uma fonte de receita aos cofres tricolores em tempos escassos. Cauteloso, o dirigente não pretende alargar os passos neste momento. “A gente sabe que o TikTok tem uma remuneração, mas não estamos objetivando a receita agora. Logicamente, se gerar recursos, vai ser bem-vindo ao clube”. Até a publicação desta reportagem, o Tricolor do Arruda contabilizava quase 200 seguidores e mais de 3 mil visualizações em sete postagens.

O Náutico é o único integrante do Trio de Ferro que ainda não ingressou na rede social, mas é algo encaminhado. A equipe de marketing do clube está analisando os mecanismos dispostos para oferecer qualidade no conteúdo. “Na realidade, a gente não queria entrar na ferramenta sem ter o mínimo de expertise nela. Entrar de forma madura é melhor do que fazer (planejamento) da sua conta pessoal. A gente vai fazer todo o desenho de publicações, de qual vai ser a forma que vamos dialogar nessa rede social, pra poder entrar nela de fato”, afirmou Luiz Felipe Figueiredo, vice-presidente de marketing do Timbu.

Veja também

Chiquinho deixa o DM Coral, mas não deve ser opção para a final do Estadual
Santa Cruz

Chiquinho deixa o DM Coral, mas não deve ser opção para a final do Estadual

Sport lança campanha de venda de ingressos para estreia do Brasileiro
Sport

Sport lança campanha de venda de ingressos para estreia do Brasileiro