Tufão adia para domingo o treino classificatório do GP do Japão

O efeito do ciclone pode causar uma nova suspensão e fazer com que o grid da prova seja formado com base no resultado dos treinos livres já realizados

Sebastian Vettel, piloto da FerrariSebastian Vettel, piloto da Ferrari - Foto: BEHROUZ MEHRI / AFP

A passagem do tufão Hagibis pelo Japão cancelou o terceiro treino livre e adiou o evento classificatório do GP de Suzuka para as 10h de domingo (22h de sábado no horário de Brasília), pouco antes da prova, que vai começar 14h10 (2h10 do horário de Brasília).

Leia também
Com sacos de areia, F1 se prepara para maior tufão em mais de 50 anos
Lewis Hamilton é pole do GP da Alemanha de F1
Verstappen diz que Hamilton não tem rivais


Agora, o efeito do ciclone pode causar uma nova suspensão e fazer com que o grid da prova seja formado com base no resultado dos treinos livres já realizados.
A direção da Fórmula 1 anunciou que, se isso acontecer, Valtteri Bottas, da Mercedes, será o pole position. O finlandês liderou os dois treinos feitos no circuito e terá a vantagem caso o evento de classificação não aconteça.

Com Bottas largando na frente, a segunda posição ficaria com o seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton. Verstappen (Red Bull), Leclerc (Ferrari) e Vettel completariam o top 5. A prova oficial do GP de Suzuka está marcada para começar às 2h10 de domingo (horário de Brasília).

CAUTELA

O cuidado da direção da F1 para permitir que os pilotos entrem na pista se explica por um motivo simples. O único acidente fatal da Fórmula 1 desde a morte de Ayrton Senna em 1994 foi justamente no Japão, sob condições climáticas complicadas em decorrência da passagem de um tufão.

Naquela ocasião, em 2014, cogitou-se transferir a corrida para a segunda-feira, mas a direção de prova decidiu seguir adiante. Nas últimas voltas da corrida, quando as condições de pista pioraram bastante, Jules Bianchi perdeu o controle de seu carro no mesmo ponto em que Adrian Sutil tinha escapado pouco tempo antes. Bianchi atingiu em cheio o trator que fazia a retirada do carro do alemão, e morreu meses depois em decorrência das lesões cerebrais que sofreu.

Veja também

Náutico confirma contratação do meia Marcos Vinícius
Futebol

Náutico confirma contratação do meia Marcos Vinícius

Defesa de Carol Solberg recorrerá de advertência por 'fora, Bolsonaro'
Manifestação

Defesa de Carol Solberg recorrerá de advertência por 'fora, Bolsonaro'