Consumidores mais próximos que nunca

A transformação digital faz com as estratégias de vendas foquem nas pessoas que sabem não hesitam em dividir conhecimentos

Empreendimentos acompanham de perto as experiências compartilhadas pelo público nas redesEmpreendimentos acompanham de perto as experiências compartilhadas pelo público nas redes - Foto: Reprodução/Pixabay

O fortalecimento da economia global em 2018 e, consequentemente, o aumento no consumo de bens e serviços é tendência que vem sendo levada a sério na tomada de decisões empresariais. Para tirar o melhor proveito desta previsão, os empreendimentos comerciais acompanham de perto as mudanças nas escolhas e comportamento dos consumidores, baseando-se nelas para a tomada de decisões dos negócios. A tecnologia mobile e a acessibilidade da internet estão tendo papel fundamental em modelar as preferências dos consumidores em 2018.

Segundo relatório Top 10 Global Consumer Trends for 2018, divulgado pelo instituto de pesquisas Euromonitor International, a Cultura da Reivindicação (Call Out Culture) é uma das grandes tendências globais de consumo para 2018. O chamado “ativismo hashtag” vem ganhando força à medida que as pessoas aderem às redes sociais. Seja colocando suas reclamações no Twitter, espalhando mensagens virais pelas redes sociais ou participando de petições online, os consumidores estão dando voz às suas opiniões. Os avanços tecnológicos estão permitindo que eles conheçam mais sobre si mesmos, busquem por algo único, autêntico, customizado. A tendência observada é a participação cada vez maior do processo de criação dos produtos.

Além disso tudo, segundo dados da MCkinsey&Company, as experiências com marcas e produtos, que determinam parte das decisões que os clientes tomam, serão ainda mais intensas e decisivas nos próximos anos. Especialistas destacam que estamos vivendo a união indissociável entre os mundos online e offline, do ambiente físico e virtual, e isso se reflete de forma intensa também no varejo.

APROXIMANDO AS PESSOAS
O Shopping Recife, novamente o mais lembrado na Marcas que eu gosto está sempre apostando em novidades, lançando tendências para se manter presente na mente e no coração dos consumidores. “Queremos continuar sendo reconhecidos pelas nossas ações de marketing diferenciadas, inovações e novidades no mix, com operações exclusivas, além, claro, de buscar a excelência no que nos propomos: fornecer ao cliente, com qualidade e conforto, as mais variadas marcas, produtos, serviços e lazer”, enumera a gerente de Marketing do estabelecimento, Renata Cavalcanti.

Para ela, todo este trabalho, desenvolvido ao longo de 37 anos, é o que mantém o vínculo entre o centro de compras e seus clientes. Atualmente o Shopping Recife possui 450 lojas, incluindo grandes operações exclusivas no Estado, recebendo 65 mil clientes todos os dias. Existe ainda a expectativa de aumento deste número em 2018 por conta dos vários empreendimentos residenciais e empresariais que estão sendo erguidos no entorno do centro de compras.

As redes sociais e novas tecnologias fazem parte das estratégias executadas durante todo o ano no mall. “Temos como desafio dar continuidade a essas ações, sempre com inovações, modernizações e novidades. Atualmente, estamos presentes no Facebook, com mais de 1,2 milhão de seguidores (somos o shopping com maior número de fãs do Brasil), Twitter (mais de 120 mil seguidores), Instagram (mais de 130 mil seguidores), Youtube e Snapchat”, contabiliza Renata, destacando as ferramentas como estratégicas para entender e atender as necessidades dos consumidores.

O Espaço Cliente é outra ação criada para estreitar os relacionamentos, funcionando dentro do shopping com o objetivo de oferecer atendimento diferenciado, com informações imediatas. O centro de compras também aposta no conceito "Por Mais Encontros" com o objetivo de incentivar reuniões mais reais e menos digitais, participando como principal cenário através de diferentes opções de lazer e entretenimento. Os vídeos das ações estão presentes na mídia durante todo o ano, principalmente nas redes sociais, que contam com o engajamento dos consumidores, reforçando o vínculo do equipamento com os clientes.

METAS ARROJADAS DE EXPANSÃO
Hoje com 31 lojas e um quiosque, a Nagem chegou em 2018 com metas arrojadas de expansão de lojas em praças onde já atua e em novas praças do Norte e do Nordeste. A previsão é encerrar o primeiro semestre com mais sete unidades inauguradas nas regiões. As ações refletem na conquista dos consumidores, que mais uma vez levaram a rede de lojas ao topo do ranking da pesquisa Marcas que eu gosto na categoria Lojas de Informática. Para isso, a aproximação com o cliente é prioridade na elaboração de metas. Todo planejamento anual é embasado em pesquisas de mercado e comportamento do consumidor. A loja recentemente inaugurada no Shopping Recife, com 1.300 metros quadrados, mostra este conceito inovador.

“Também estamos investindo na expansão com um novo layout, sempre pensando em atender melhor as necessidades dos nossos clientes”, adianta Halim Nagem, presidente e fundador do grupo. Ele cita ainda a ampliação do mix de produtos da rede de lojas, com mais de sete mil itens, com novidades como cafeteiras elétricas, refrigeradores, máquina lava e seca, micro-ondas e eletroportáteis.

A troca de experiência com os clientes embasa o planejamento anual da rede. Para isso, além de equipes de vendas treinadas e da Central de Relacionamento, a Nagem usa as redes sociais para interagir em tempo real, observando críticas e elogios dos internautas, mantendo canal aberto com os clientes. “Passamos a investir mais no online para acompanhar a movimentação do comportamento do consumidor, cada vez mais conectado. Nossas plataformas online ganharam mais peso em nosso orçamento anual, e em todas as nossas ações contamos com esse canal de comunicação, até mesmo pela maior facilidade de mensuração dos resultados”, pontua o presidente do grupo, que também destaca a movimentação das lojas para estreitar laços.

SEMPRE UM PASSO À FRENTE
Fortalecer campanhas publicitárias, estar sempre presente na TV, sempre com produtos novos, além do posicionamento digital da marca, com e-commerce estruturado e posicionamento agressivo nas redes sociais são alguns dos fatores citados pelo sócio-diretor Ivo Lira para a lembrança da campeã pizzaria Atlântico na pesquisa do Ipespe. O cuidado com o bom atendimento, trabalhando sempre para a percepção que o cliente tem em relação aos serviços é o outro pilar citado pelo empresário como responsável pelo sucesso da rede de lojas.

A Atlântico é descrita por ele como uma empresa familiar, com 30 anos de mercado, hoje com 12 lojas em funcionamento - sendo sete lojas express e cinco delivery - e 800 colaboradores diretos. A loja mais recente, desenvolvida especialmente para o segmento fast food, com foco nas praças de alimentação, foi inaugurada no shopping Camará, no bairro de Vila da Fábrica, em Camaragibe. Outra unidade será aberta no Shopping Igarassu.

Outro ponto que contribui para o sucesso da rede de lojas da Atlântico citados por Ivo Lira é a preocupação constante com o melhor uso da tecnologia, que é usada no empreendimento não só nas ações de marketing através do site, e-commerce e aplicativos. A rede conta também com monitoramento dos motoqueiros via geolocalização, sistema de fidelidade automatizado, além de disponibilizar carregadores e sinal de Wi-Fi para os clientes.

"Precisamos estar à frente não só do que está acontecendo no segmento, mas do mercado em geral”, enfatiza. Ainda segundo o proprietário da Atlântico, “o prêmio mostra o reconhecimento do público e dos clientes e isso representa muito. É pra isso que trabalhamos todos os dias. É um motivo de muita honra e muita alegria a gente ser reconhecido por mais um ano no Marcas que eu gosto”.

Nas ações em andamento, está a Pega Leve, um novo canal de venda onde os clientes podem antecipar o pedido pelo telefone e pelo site, ir até a loja e pegar o pedido pronto com 20% de desconto. A outra aposta é a Atlântico Celebra, iniciada em 2017 para fazer a captação de eventos para as lojas de rua, com decoração e buffet.

ROMPENDO BARREIRAS
Como em pesquisas anteriores, a rede de lojas Esposende continua presente na mente dos pesquisados na Marcas que eu gosto na categoria Lojas de calçados. A mais nova ação da marca é o Canal Multimix.

Com terminais instalados nas 68 lojas da Esposende, distribuídas em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, o sistema permite ao consumidor comprar em uma loja e retirar em outra, receber em casa, ver a disponibilidade da escolha em outros pontos de venda, entre outras possibilidades que inovam o modelo tradicional do varejo.

“Esta opção é perfeita para produtos diferenciados, como numeração pouco usual de sapatos, como um modelo feminino de número 41 ou um masculino 45, por exemplo. O Multimix ampliou o nosso mix de produtos, já que o que não tem numa loja pode estar no nosso estoque virtual”, detalha a gerente de Marketing da Esposende, Eliana Muller, que destaca ainda que os produtos são entregues no endereço do cliente se essa for a sua escolha em até dois dias.

A primeira loja da Esposende foi inaugurada em outubro de 1970, na Rua 7 de Setembro, no Centro do Recife. Em 2005, o Grupo Paquetá, com origem no Rio Grande do Sul, assumiu a rede de lojas.

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