Ação conscientiza para importância do diagnóstico de hepatite

A população presente durante a ação pôde contar com a testagem rápida cujo resultado demora apenas 30 minutos

Testagem Hepatite B e CTestagem Hepatite B e C - Foto: Caio Danyagil/ Folha de Pernambuco

Uma ação realizada em parceria entre a Prefeitura do Recife, o Governo de Pernambuco e o Instituto do Fígado de Pernambuco realiza, durante esta quarta-feira (17), exames de testagem rápida para Hepatite B e C, no Parque da Jaqueira, na Zona Norte da Capital. A ação - alusiva ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, comemorado no dia 28 deste mês - tem como objetivo conscientizar a população acerca da doença e de realizar o diagnóstico precoce. As testagens tiveram início às 9h30 e seguem até às 15h.

De acordo com a presidente do Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos – NAPHE, Lais Coutinho, o tratamento e diagnósticos precoces são a chave para resolver a problemática. “As hepatites são doenças silenciosas. A sua manifestação só ocorre quando se está em um grau elevado e quanto mais cedo o paciente souber que tem a doença, mais rápido será o tratamento e, consequentemente, a sua cura”, relatou. “Vamos orientar como prevenir a doença. Não vamos focar em apenas detectar a problemática, o nosso foco vai ser dedicado em como prevenir e transformar as pessoas que participam destas testagens em agentes multiplicadores”, complementou Lais.

Leia também:
Casos de hepatite A têm queda de 95% em Pernambuco
Liminar quebra patente sobre o Sofosbuvir, medicamento indicado para a hepatite C

Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que no ano de 2018, Pernambuco diagnosticou 217 casos de hepatite B e 198 de hepatite C. Se comparados aos dados divulgados no ano de 2017, os casos de hepatite B sofreram um aumento aumento de 14% enquanto os casos de hepatite C registraram uma queda de 16%.

A população presente durante a ação pôde contar com a testagem rápida cujo resultado demora apenas 30 minutos. “Acho que esse ato é muito importante para a saúde da população. Eu não sabia que isso estava acontecendo. Eu vim caminhar aqui pelo Parque e acabei sabendo de última hora e achei a ideia muito interessante e muito boa”, relata a comerciante Ana Elisabete, 38.

“Acredito que a precaução seja a melhor solução. Como eu soube através dos meus amigos da ação, aproveitei que já estava lendo por aqui [na Jaqueira] e, já que não demora muito, vim fazer o exame para saber se tenho algo. O resultado foi negativo. Mas, é sempre bom se precaver”, afirma a estudante universitária Heloisa Farias, 20.

Por ser uma doença tida enquanto silenciosa, os profissionais da Saúde do Recife sugerem que a população faça a testagem rápida. “Se faz necessário ter uma atenção mais especial porque quando se tem o diagnóstico, provavelmente, o paciente já está na fase crônica da doença. Os sinais iniciais podem ser totalmente inespecíficos como se fosse uma virose normal ou pode vir aquela sintomatologia prática da hepatite: olhos e peles amarelados, fezes esbranquiçadas. O cuidado precisa ser redobrado, pois, pode acontecer da pessoa desencadear um câncer de fígado”, alerta o chefe do Setor de IST/Aids/HV da Prefeitura do Recife, Alberto Enildo.

Calendário
Entre os dias 18 e 27 de julho, o ônibus do projeto Prevenção para [email protected] ofertará testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites B e C para o público participante do Festival de Inverno de Garanhuns. No dia 18 e entre 22 e 25, as testagens serão realizadas no Espaço Cultural Luiz Jardim (Avenida Santo Antônio, S/N, Centro), das 13h às 17h. Já entre os dias 19 e 21 e 26 e 27, a iniciativa estará no Parque Euclides Dourado, no bairro de Heliópolis, das 18h às 23h. A capacidade é de 100 atendimentos em cada data.

As próximas paradas serão em Goiana (29 de julho) e Recife (31 de julho). Anteriormente, a iniciativa esteve em cidades do Sertão (Petrolina, Ouricuri, Salgueiro e Serra Talhada), Zona da Mata (Limoeiro e Palmares) e Agreste (Caruaru). Em todas, também está sendo realizada a Jornada de Hepatites Virais, que tem capacitado profissionais da Atenção Primária sobre o manejo clínico do paciente com hepatite, além de oficina sobre aconselhamento.

Veja também

Bolsonaro terá 15 dias para pagar R$ 2.600 após perder ação para Jean Wyllys
PROCESSO JUDICIAL

Bolsonaro terá 15 dias para pagar R$ 2.600 após perder ação para Jean Wyllys

Homens que ameaçaram jovem negro em shopping do Rio são identificados como PMs
Agressão

Homens que ameaçaram jovem negro em shopping do Rio são identificados como PMs