Alepe realiza evento voltado ao combate às drogas

Ação ocorre na quarta-feira (26), na antiga sede da Assembleia Legislativa, na Rua da Aurora e conta com atendimento à população com problemas relacionados ao consumo de drogas

Deputado Cleiton Collins (PP) será o coordenador geral do colegiadoDeputado Cleiton Collins (PP) será o coordenador geral do colegiado - Foto: Divulgação

Uma prisão sem grades. Essa é a realidade de milhares de pessoas que, diariamente, sofrem com a dependência química. Pensando nisso, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza no Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado na próxima quarta-feira (26), o Mutirão Pela Vida. Durante o evento, que tem início às 7h, diversas instituições realizarão atendimento à população com problemas relacionados ao consumo de drogas.

Na sua 16ª edição, que ocorrerá no pátio do Museu Joaquim Nabuco, antiga sede da Alepe, localizada na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, o encontro traz palestras, exames, acolhimento, aconselhamento e grupos de apoio voltados aos dependentes químicos. O mutirão é fruto de uma proposta do deputado Pastor Cleiton Collins (PP) e tem como foco visibilizar o problema de saúde pública dos dependentes químicos, que afeta 70% das famílias de todo o mundo, de acordo com informações da Organização das Nações Unidas (ONU). "Neste ano a Alepe homenageia os 51 anos das unidades terapêuticas, que vão ao pátio da assembleia e realizam esse mutirão que vai acolher as famílias que tem problemas e, se necessário, realizar o acolhimento, sempre de forma voluntária, nessas entidades", destacou Cleiton Collins.

Leia também:
Com mudança na lei, Prefeitura de SP adotará internação involuntária de dependentes de drogas 
Alepe lança projeto para jovens que esperam adoção 

A expectativa, de acordo com o deputado, é que cerca de 300 famílias sejam atendidas no Mutirão Pela Vida. Durante o evento, inclusive, haverá uma roda de conversa sobre superação, realizada em parceria entre a Alepe e a Federação Pernambucana das Comunidades Terapêuticas (Fepect), que levará ex-usuários que conseguiram se recuperar, para estimular aqueles que ainda precisam lidar com a dependência, dando a eles uma perspectiva diferente para o futuro, além da encenação de uma peça de teatro alusiva ao enfrentamento da dependência química. "São testemunhos de jovens acolhidos ao longo desses anos nos eventos realizados na Alepe e que hoje estão cursando universidades e mudaram de vida", ressalta o deputado.

No mesmo dia, às 15h, o mutirão realiza uma reunião solene em alusão ao Dia Internacional Contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito e homenageia 50 instituições do Estado. Diversos órgãos públicos, como o Ministério Público de Pernambuco, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (por meio da Justiça Terapêutica), a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco, Polícia Civil participarão do encontro, assim como entidades da sociedade civil, como o movimento Mães Contra o Crack. 

Veja também

Barroso manda governo proteger três terras indígenas da Covid-19 e diz que "situação é gravíssima"
Coronavírus

Barroso manda governo proteger três terras indígenas da Covid-19 e diz que "situação é gravíssima"

OAB define que metade dos cargos de direção da ordem deverá ser ocupada por mulheres
Equidade

OAB define que metade dos cargos de direção da ordem deverá ser ocupada por mulheres