Avenida Rui Barbosa vai ganhar Faixa Azul para ônibus

Anúncio foi feito quando o secretário saía da reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), na manhã desta segunda-feira (10)

Trânsito na avenida Rui Barbosa, no RecifeTrânsito na avenida Rui Barbosa, no Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, informou, nesta segunda-feira (10), que estuda implantar uma Faixa Azul, exclusiva para ônibus, na avenida Rui Barbosa, na Zona Norte da Cidade. "Vamos fazer [a Faixa Azul] ainda neste semestre na Agamenon Magalhães e na Rui Barbosa. São estudos que estamos complementando agora e quero crer que, ao longo deste semestre, tenhamos concluído", disse.

O anúncio foi feito quando o secretário saía da reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), na manhã desta segunda-feira (10), na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE).

Leia também:
Último trecho da Faixa Azul da avenida Mascarenhas de Morais é inaugurado
Com 250 mil veículos a mais nas vias, CTTU orienta na volta às aulas


O encontro conta com a participação de 19 dos 26 conselheiros, incluindo representantes do Governo do Estado, prefeituras do Recife e de Olinda, Grande Recife Consórcio de Transporte e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), além de entidades de usuários de ônibus, idosos e pessoas com deficiência.

A Prefeitura já havia anunciado, no ano passado, que a Faixa Azul da Agamenon Magalhães sairia no primeiro semestre de 2020. Na Rui Barbosa, que começa no bairro do Parnamirim e segue até a praça do Entroncamento, nas Graças, a ideia é que a faixa exclusiva seja implantada em um trecho, até o cruzamento da avenida com a rua Esmeraldino Bandeira. "Ela (a via) afunila e você tem dificuldade porque só tem duas faixas a partir da Casa dos Frios. É impossível implantar ali sem um alargamento, o que é improvável que aconteça", comentou Braga.

De acordo com o secretário, a instalação de uma Faixa Azul em avenidas como a Rui Barbosa e a Agamenon requer um trabalho de ordenamento urbano. "A gente está finalizando esses estudos. É importante que eles aconteçam. A Prefeitura está fazendo um trabalho para tentar destravar todo o engarrafamento nos terminais de bairro, tanto com instalação de câmeras e com comércio ambulante", afirmou.

Imbiribeira
Até o fim do ano, a perspectiva é que a Faixa Azul da Imbiribeira seja ampliada, chegando a Jaboatão dos Guararapes, na RMR, em parceria com a prefeitura da cidade. Também há perspectiva de que a avenida Jequitinhonha, em Boa Viagem, na Zona Sul, seja contemplada com novas faixas para ônibus.

Veja também

Outro colégio particular do Recife suspende aulas após caso de Covid-19
AULAS PRESENCIAIS

Dois colégios particulares no Recife suspendem aulas após caso de Covid-19

Detento morre após invadir área de segurança na Barreto Campelo, diz Seres
ITAMARACÁ

Detento morre após invadir área de segurança na Barreto Campelo