Bairro do Recife atrai multidão em domingo de prévias

Maracatus e apresentação de bloco lírico estiveram na programação em pontos como Praça do Arsenal e Torre Malakoff

Domingo de prévias carnavalescas no Recife AntigoDomingo de prévias carnavalescas no Recife Antigo - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Por pouco não faltou espaço para quem quis aproveitar o domingo no Bairro do Recife, na área central da Cidade. A multidão que foi às ruas históricas da região não se decepcionou com a programação pré-carnavalesca de ritmos variados quase em cada esquina. Mesmo à noite, quando um público mais adulto costuma permanecer na localidade, crianças e famílias inteiras seguiram em pontos como o Marco Zero, a avenida Rio Branco e a Praça do Arsenal. 

Nações de maracatu percorreram e se encontraram em vias como a avenida Marquês de Olinda. Outras se apresentaram em pontos fixos, como a Praça do Arsenal, que teve o Maracatu Várzea do Capibaribe. Os percussionistas levantaram o público com ciranda e baião. Já do outro lado da praça, no palco montado dentro da Torre Malakoff, em horários diferentes do início da noite, apresentaram-se o Maracatu Estrela Brilhante e o Bloco da Saudade.

Leia também:
- Com 26 blocos líricos, Aurora dos Carnavais desfila no Recife 

O funcionário público Renato Lima, 32 anos, foi com a esposa, a filha e a cunhada conferir o penúltimo domingo no Bairro do Recife antes do Carnaval. De férias, a família saiu do município de Pedra, no Agreste, e ficará na Capital para aproveitar o auge da festa de Momo. "Estou surpreso positivamente porque estamos vendo um clima bem agradável, as pessoas nas ruas, estamos vendo policiamento. Está sendo bom estar aqui", avaliou Renato.

Em outras partes da Cidade, o domingo também foi de eventos pré-carnavalescos. No Pátio de São Pedro, no Centro, houve o último dia do concurso de passistas de frevo. Crianças caíram no passo e foram saudadas por dezenas de pessoas na plateia.

Ainda estiveram na programação o Santo Amaro Fest Folia, na rua Frei Cassimiro; os desfiles dos blocos Bota que eu Bebo e Os Raparigueiros, no Ibura; Comigo é na Base do Beijo, em Boa Viagem; Cordeiro Folia, na avenida do Forte; Ozz Escrotos, na Iputinga; e Comelão em Folia, na Várzea. Em todo o fim de semana, um efetivo de 70 agentes de trânsito foi mobilizado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) para monitorar os eventos e realizar os bloqueios de vias necessários.

Veja também

Bairros do Recife ficam 'às escuras' na noite desta quinta (13)
Recife

Bairros do Recife ficam 'às escuras' na noite desta quinta (13)

Correntes humanas nas calçadas, greves e demissões elevam grau de protesto na Belarus
internacional

Correntes humanas nas calçadas, greves e demissões elevam grau de protesto na Belarus