Balsa naufraga na Tanzânia e deixa pelo menos 94 mortos

Governador da província afirmou que o estado de alguns sobreviventes é "muito preocupante". O número de mortos pode aumentar nas próximas horas, já que dezenas de pessoas continuam desaparecidas.

Resgate de náufragos na TanzâniaResgate de náufragos na Tanzânia - Foto: Reprodução/Twitter

Ao menos 94 pessoas morreram no naufrágio de uma balsa no Lago Vitória, na Tanzânia, anunciou o canal público TBC, que citou como fonte o governador da província de Mwanza, John Mongella. O balanço anterior mencionava 79 mortos. O número de sobreviventes é, de acordo com as últimas informações, de 40 pessoas.

A balsa Nyerere afundou na quinta-feira (20) à tarde perto da ilha Ukara, no sul do maior lago da África, de acordo com um comunicado da Agência de Serviços Elétricos e Mecânicos da Tanzânia. O governador da província afirmou que o estado de alguns sobreviventes é "muito preocupante". O número de mortos pode aumentar nas próximas horas, já que dezenas de pessoas continuam desaparecidas.

Leia também:
Acidente mata quase 30 crianças na Tanzânia
Balsa com 251 pessoas a bordo naufraga nas Filipinas


As operações de resgate foram suspensas durante a noite e devem ser retomadas nesta sexta-feira (21). A embarcação também transportava mercadorias quando naufragou perto do cais. Segundo testemunhas citadas pelo jornal local "The Citizen", os pescadores que trabalham nas proximidades se dirigiram imediatamente para a região como o objetivo de ajudar no resgate dos passageiros.

O presidente tanzaniano, John Magufuli, enviou ontem à noite suas condolências aos familiares dos mortos e desejou uma pronta recuperação àqueles que foram transferidos aos hospitais. Já o ministro dos Transportes, Isaac Kamwelwe, e o diretor-geral da Polícia, Simon Sirro, foram para a área do acidente.

A causa do acidente ainda não foi determinada, mas naufrágios deste tipo são frequentemente atribuídos à sobrecarga. Há seis anos, 144 pessoas morreram ou desapareceram quando uma balsa sobrecarregada naufragou na ilha de Zanzibar.

Veja também

Brasil veta plano do Mercosul por incluir expressão 'crimes de ódio' contra pessoas LGBT
mercosul

Brasil veta plano do Mercosul por incluir expressão 'crimes de ódio' contra pessoas LGBT

Usar máscara poderia evitar 130.000 mortes nos EUA, aponta estudo
Coronavírus

Usar máscara poderia evitar 130.000 mortes nos EUA, aponta estudo