Brasileiros querem saber ‘o que é o Encceja’

Em 2018, a pergunta 'O que é o Encceja?' ocupou a 9ª colocação entre as maiores perguntas feitas pelos brasileiros, segundo o Google Trends

Encceja é usado para conseguir a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental e a Certificação de Conclusão do Ensino MédioEncceja é usado para conseguir a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental e a Certificação de Conclusão do Ensino Médio - Foto: Educa Mais Brasil

“O que é o Encceja?”. Segundo o Google Trends – ferramenta que compila os termos mais buscados e as tendências em um passado recente – esta foi a 9ª pergunta mais respondida aos brasileiros, em 2018. Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, aplicado para os estudantes que não finalizaram o ensino médio ou o ensino fundamental no tempo regular.

Por se tratar de um exame de certificação, o Encceja tem grande importância para os participantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). No entanto, nem todos têm conhecimento sobre o tema.

“Conheci o Encceja há pouco tempo através de um colega de turma que vai participar. Não me inscrevi este ano, mas achei interessante porque, se eu conseguir uma boa nota, já consigo a minha certificação”, destaca Roberto de Oliveira Alexandre, 31 anos.

Leia também:
Inscrições para o Encceja Exterior terminam no dia 9 deste mês
Carreira: saiba como melhor se preparar para uma entrevista de emprego
Tecnologia: sete cursos para quem quer trabalhar na área


Como usar o Encceja?
O Encceja é usado para conseguir a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental e a Certificação de Conclusão do Ensino Médio. Outra possibilidade é obter a Declaração Parcial de Proficiência. Todas são fornecidas pelas secretarias estaduais de educação e pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Roberto estuda com bolsa de estudo da modalidade EJA contratada por meio do Educa Mais Brasil, o maior programa de inclusão educacional do país, para a certificação do ensino médio. Neste caso, deverá conseguir a pontuação mínima de 100 (cem) pontos em cada prova. A redação, que tem a pontuação de 0 a 10, exige, pelo menos, 5 (cinco) pontos para a aprovação.

O exame permite a avaliação dos conhecimentos a partir dos requisitos mínimos de idade: 15 anos, para as provas do ensino fundamental, e 18 anos, para as provas do ensino médio. Com um resultado do Encceja satisfatório, o estudante pode buscar a certificação ou a proficiência.

Prova do Encceja
A prova do Encceja é aplicada em apenas um dia, nos turnos da manhã e da tarde. O estudante responde quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, além da redação que deve ser desenvolvida no gênero dissertativo-argumentativo. Confira abaixo as disciplinas:

Encceja Ensino Fundamental:
• Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
• Matemática;
• História e Geografia;
• Ciências Naturais.

Encceja Ensino Médio:
• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
• Matemática e suas Tecnologias;
• Ciências Humanas e suas Tecnologias;
• Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Bolsa de Estudo para a Modalidade EJA
O Educa Mais Brasil dispõe de bolsas de estudo para a Educação de Jovens e Adultos, direcionada para estudantes que não finalizaram a educação básica no tempo regular. É possível estudar com desconto de até 50% para a modalidade EJA em instituições privadas parceiras do programa. Saiba mais em na página do Educa Mais Brasil.

Veja também

Grupo reúne empresários em SP para prestigiar governo Bolsonaro
brasil

Grupo reúne empresários em SP para prestigiar governo Bolsonaro

Aras diz que estados podem obrigar vacinação contra Covid-19 caso o Ministério da Saúde não decida
vacina

Aras diz que estados podem obrigar vacinação contra Covid-19 caso o Ministério da Saúde não decida