Comboio humanitário entra no reduto rebelde sírio de Ghuta Oriental

Treze caminhões que transportam ajuda estão dentro do bastião rebelde, afirmou Ingy Sedky, porta-voz do CICV em Damasco

Comboio de ajuda humanitária chega à região da Ghuta Oriental, na SíriaComboio de ajuda humanitária chega à região da Ghuta Oriental, na Síria - Foto: Hamza Al-Ajweh / AFP

Um comboio humanitário entrou nesta sexta-feira no reduto rebelde sírio de Ghuta Oriental, perto de Damasco, para distribuir ajuda aos habitantes sitiados pelos bombardeios, anunciou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Treze caminhões que transportam ajuda estão dentro do bastião rebelde, afirmou Ingy Sedky, porta-voz do CICV em Damasco. "Nossas equipes vão entregar a ajuda que não foi distribuída em 5 de março em consequência dos bombardeios na região", disse a porta-voz.

Na quinta-feira, uma tentativa de entregar ajuda fracassou depois que o comboio não conseguiu entrar no reduto rebelde, alvo desde 18 de fevereiro de uma ofensiva do regime que, segundo a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), deixou 931 mortos.

Leia também:
ONG síria denuncia dezenas de casos asfixia em Ghuta Oriental
39 pessoas morrem em queda de avião russo em base síria


As entregas previstas para esta sexta-feira não incluem material médico. Mas a porta-voz do CICV mencionou "indícios positivos sobre a possibilidade de que um comboio mais importante, que inclui especialmente material médico, possa (entregar) na próxima semana" a ajuda a este último bastião rebelde próximo de Damasco.

Um comboio conjunto da ONU, CICV e Crescente Vermelho sírio entrou na segunda-feira na região cercada, onde entregou 247 toneladas de ajuda médica e alimentos na cidade de Duma, a principal da região.

Mas a missão foi mais curta que o previsto porque a distribuição acontecia durante os bombardeios, segundo a ONU.

Veja também

Foragido da justiça italiana é preso em Pernambuco
Justiça

Foragido da justiça italiana é preso em Pernambuco

Encontro de líderes de Israel e da Arábia Saudita marca nova etapa no Oriente Médio
internacional

Encontro de líderes de Israel e da Arábia Saudita marca nova etapa no Oriente Médio