Concerto no Recife celebra a República Checa e a Eslováquia

A apresentação realizada na noite desta quinta-feira (04) também fez menção aos 25

Concerto em homenagem às Repúblicas Checa e EslovacaConcerto em homenagem às Repúblicas Checa e Eslovaca - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A celebração dos 100 anos da República Tchecoslováquia e os 25 anos da independência das Repúblicas Checa e Eslovaca foram marcadas no Recife pela apresentação do concerto internacional Ceskoslovenské. Bastante prestigiado, o evento foi realizado no Teatro Apolo, no Bairro do Recife, na noite desta quinta-feira (4). O violinista tcheco Pavel Burdych e a pianista eslovaca Zuzana Bérešová interpretaram obras de grandes compositores dos dois países como Smetana, Suk, Machajdík, Zeljenka e Kéler.

Para o cônsul honorário da República Checa, Jirí Jodas, o Brasil tem um papel importante nessa trajetória de independência. “Os laços entre a antiga Tchecoslováquia com o Brasil têm uma tradição grande, tanto que o país foi um dos primeiros da América Latina que nos reconheceu diplomaticamente em 1918”, afirmou. O cônsul ressaltou a forma pacifica com quem os dois países decidiram se tornar independentes. “Essa é uma demonstração para o mundo de que os problemas podem ser resolvidos tranquilamente”, concluiu.

Anfitrião desse marco histórico, o cônsul honorário da Eslováquia no Recife, João Alixandre Neto, também comentou sobre a aliança diplomática construída durante esses 25 anos. “Tudo ocorreu de forma amigável. Nós temos basicamente os mesmos costumes e idiomas parecidos. O espetáculo que trazemos hoje está ocorrendo em todos os países em que há embaixadas da Eslováquia e República Checa, levando nossa mensagem”, disse Neto.

Veja também

Governo federal adota precaução e teme corrida de estados por vacina russa
Coronavírus

Governo federal adota precaução e teme corrida de estados por vacina russa

Incêndio no Pantanal avança e está próximo de maior hotel da região
meio ambiente

Incêndio no Pantanal avança e está próximo de maior hotel da região