Doutores da Alegria levam espetáculo natalino a crianças do Imip

O espetáculo “Auto de Natal”, será apresentado ainda esta semana em outros quatro hospitais do Recife

Doutores da Alegria no ImipDoutores da Alegria no Imip - Foto: Caio Danyalgil/Folha de Pernambuco

Alegria, sorrisos e canção. Foi com o objetivo de levar esses três elementos às crianças, pais e funcionários dos hospitais do Recife, que os Doutores da Alegria iniciaram nesta segunda-feira (9) o espetáculo “Auto de Natal”, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, área central da capital pernambucana.

Na história, os doutores encenam, de forma bem animada, o nascimento do menino Jesus. Segundo o coordenador do Doutores da Alegria, Arilson Lopes, o projeto existe há 16 anos no Recife com uma equipe de 13 profissionais que atuam duas vezes por semana nas alas pediátricas dos hospitais. “Ao longo do ano nós temos acompanhado mães e filhos em situações bem difíceis, e a presença do palhaço torna esse cotidiano mais leve. Com o nascimento do menino Jesus e a força de Maria, fazemos uma homenagem a todas as mães que estão nos hospitais acompanhado seus filhos com desejo de renovação, esperança e fé”, afirmou Arilson.

Ainda de acordo com ele, todos os palhaços são atores e atrizes profissionais, que atuam no teatro e cinema. “Eles ocupam o elenco com o objetivo de levar a arte como algo importante para a vida das pessoas”, disse Arilson.

Leia também:
Biobanco que contribui na investigação do câncer é inaugurado no Imip
Doutores da Alegria celebram São Joãozinho no Hospital Oswaldo Cruz
Exposição sobre Alceu Valença celebra a alegria e o talento
Ações celebram Dia do Idoso no Imip

Acompanhando a filha Clara Caroline de 4 anos durante o tratamento contra a leucemia - diagnóstico dado há mais de um ano -, Taís Caroline Biscaia, 26 anos, contou que se sente muito feliz com a visita dos palhaços "A gente não tem nem explicação. Quando soube que eles viriam, Clara se arrumou toda para assistir a apresentações dos palhaços. A felicidade é muito importante nesse tratamento", afirmou Taís.

A dona de casa Sueli Silva Rodrigues, 60, que cuida do neto Caio Vitor, de seis anos, que está no Imip se tratando de leucemia há dois anos, chama a atenção sobre a importância da ação dos palhaços nos hospitais. "É edificante, tanto para eles quanto para mim. A gente se diverte muito. Eu passo a ter 15 anos com eles. Meus netos participam, brincam e se esquecem que estão em um hospital. É maravilhoso o trabalho deles", afirmou Sueli, que leva o também neto João Gabriel, de 1 ano e cinco meses, quando acompanha Caio Vitor no tratamento .

Além do Imip, os artistas da alegria se apresentarão na manhã desta terça-feira (10) no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (10h) e no Procape (11h), ambos no bairro de Santo Amaro. Na quarta-feira (11), irão ao Hospital da Restauração, nas Graças, e, na quinta-feira (12), ao Hospital Barão de Lucena, na Iputinga - as duas visitas também às 10h.

O espetáculo Auto de Natal também será apresentado fora dos muros dos hospitais. Na próxima sexta (13), às 10h, alunos de escolas públicas municipais e de projetos sociais, além do público em geral, poderão assistir ao espetáculo no Teatro Barreto Júnior, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. A entrada é gratuita. No sábado (14), às 16h, os espectadores são os idosos do Abrigo Lar de Jesus, na Torre, na Zona Norte. Já no dia 18 de dezembro, às 19h, os palhaços fazem um cortejo natalino, seguido de apresentação, na Pracinha de Boa Viagem, na Zona Sul, durante ação da Prefeitura do Recife.

Doutores da Alegria
O Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em 12 hospitais públicos do Recife e de São Paulo. A Escola Doutores da Alegria forma, ainda, o público em geral e artistas que querem levar alegria para esse público.

Veja também

Governo entrega moradias a famílias de baixa renda em cinco estados; Mais de 500 imóveis foram entre
Governo

Governo entrega moradias a famílias de baixa renda em cinco estados; Mais de 500 imóveis foram entre

Pernambuco chega a 87.994 recuperados da Covid-19
Coronavírus

Pernambuco chega a 87.994 recuperados da Covid-19