Empresa chinesa transforma cocô de panda em lenço de papel

Uma vez fervida, pasteurizada e transformada em papel, a substância é analisada para garantir a ausência de bactérias

Panda Poo, lenços de papel feitos a partir das fibras de bambu presentes nas fezes dos pandasPanda Poo, lenços de papel feitos a partir das fibras de bambu presentes nas fezes dos pandas - Foto: AFP

A empresa chinesa Qianwei Fengsheng Paper Company resolveu aproveitar as fibras de bambu presentes nas fezes dos pandas gigantes para fabricar papel higiênico, lenços de papel e outros produtos domésticos.

A fabricação de papel a partir do bambu precisa eliminar primeiro a frutose para que as fibras possam ser extraídas. Esse processo acontece naturalmente no aparelho digestivo do panda, explica o presidente da empresa, Yang Chaolin, citado pela Xinhua. Uma vez fervida, pasteurizada e transformada em papel, a substância é analisada para garantir a ausência de bactérias.

Leia também:
[Fotos] Bebê panda debuta no Japão
Nascem dois bebês pandas na França


Com sede na província de Sichuan, no sudoeste da China, a empresa se associou ao Centro Chinês para a Conservação e Pesquisa do Panda Gigante para reciclar as fezes e os restos de alimentos desse animal. Os produtos serão comercializados em breve na China e contarão com um atraente logotipo, que a imagem desse grande mamífero de pelagem negra e branca, segundo o jornal local "Chengdu Business Daily".

Os 10 quilos de excrementos gerados todos os dias por um panda adulto são ricos em fibras, já que o animal se alimenta exclusivamente de bambu, explicou um funcionário da empresa à agência oficial de notícias Xinhua. Além disso, o panda produz cerca de 50 quilos de dejetos alimentares também todos os dias, devido às cascas que cospe depois da mastigação.

Uma caixa de lenços de papel de cocô de panda será vendida por 43 iuanes (6,5 dólares), valor bem acima do que o produto convencional. "Os pandas têm o que querem e nós também", resume Yang. "Todo mundo sai ganhando", acrescentou.

Veja também

Carro-bomba mata 30 membros das forças de segurança afegãs
Atentado

Carro-bomba mata 30 membros das forças de segurança afegãs

Trump perde outro recurso contra o resultado das eleições
EUA

Trump perde outro recurso contra o resultado das eleições