Espanha cancela voos e aulas por fortes nevascas

No total, 70 voos foram cancelados no aeroporto de Madri, assim como aulas para dezenas de milhares de crianças foram suspensas

Grande parte da Espanha é atingida por neve e geadaGrande parte da Espanha é atingida por neve e geada - Foto: Gabriel Bouys / AFP

Fortes nevascas registradas em grande parte da Espanha provocaram nesta segunda-feira (5) o cancelamento de 70 voos no aeroporto de Madri, assim como a suspensão de aulas para dezenas de milhares de crianças, informaram as autoridades. No total, 70 voos foram cancelados no aeroporto de Madri-Barajas, informou à AFP uma porta-voz do gestor aeroportuário espanhol, Aena. Vários voos tiveram que ser desviados para Valencia e para Barcelona.

A neve obrigou o fechamento de duas das quatro pistas ao meio-dia, embora tenham sido reabertas horas depois. Às 14H00 de Brasília (16h00 GMT), as quatro pistas estavam funcionando e o tráfego tinha sido normalizado, informou o porta-voz. Várias linhas de trem e estadas tiveram que ser fechadas por causa das intempéries.

Leia também:
Neve paralisa Moscou, causa morte e atrasa dezenas de voos
Tóquio emite primeiro alerta de 'neve intensa' em quatro anos
Água do rio Sena continua a subir na região parisiense

A delegação do governo de Madri anunciou nesta segunda-feira a elaboração de um plano para as nevascas, que têm caído fortemente desde sábado, para deslocar máquinas limpa-neves e espalhadoras de sal, assim como interromper o tráfego de certas vias.

A Agência Estatal de Meteorologia prevê para o restante desta segunda-feira e para terça neve e geadas em grande parte da Espanha.

No começo de janeiro, 250 soldados tiveram que ser mobilizados para ajudar a resgatar centenas de motoristas que ficaram presos em seus veículos durante a noite por causa da neve acumulada na rodovia que liga Madri a Segovia.

Veja também

Trump diz que deixará Casa Branca se vitória de Biden for confirmada
eua

Trump diz que deixará Casa Branca se vitória de Biden for confirmada

Velório de Maradona na Casa Rosada tem aglomeração e tumulto
Maradona

Velório de Maradona na Casa Rosada tem aglomeração e tumulto