Ciência

Evento no Observatório da Sé em Olinda chama atenção para poluição luminosa

Problema, pouco falado, pode trazer problemas para a saúde e o meio ambiente. Ação, que faz parte da campanha "Globe at Night", será realizada nesta quarta-feira (24)

Observatório de OlindaObservatório de Olinda - Foto: Bruno Campos/Arquivo Folha

Embora seja pouco falada, a poluição luminosa, que ocorre quando a luz artificial nas cidades ofusca a luminosidade natural à noite, pode trazer diversos danos ao meio ambiente e até à saúde. Para chamar atenção sobre o tema, um evento gratuito no Observatório da Sé, no Sítio Histórico de Olinda, reunirá o público nesta quarta-feira (24) para uma sessão de observação espacial.

A ação faz parte da campanha internacional “Globe at Night”, que convoca pessoas de todo o mundo para medir o brilho do céu noturno a partir do número de estrelas que é possível visualizar. Os participantes vão preencher um formulário analisando o que viram. “Nosso objetivo é levantar dados para ter um panorama [do grau] de poluição na nossa cidade”, afirma o coordenador do observatório, Cleiton Batista.

Leia também:
Eclipse solar transforma o dia em noite na América do Sul; veja fotos
Eclipses totais do sol: do medo ao êxtase popular


O observatório, administrado pelo Espaço Ciência, ficará aberto das 16h às 20h. Através de telescópios, lunetas e binóculos, os visitantes vão analisar as estrelas que conseguirem enxergar. “Nesta época do ano, uma das constelações que podem ser vistas por aqui é a de Escorpião. A gente vai orientar as pessoas a traçá-la, prestando atenção em quais estrelas a gente consegue ver a olho nu e quais são ofuscadas”, detalha Batista.

Nem sempre fácil de perceber no dia a dia, a poluição luminosa pode prejudicar o sono, gerando estresse. A visão também pode sofrer danos a longo prazo. Além disso, interfere nos ecossistemas, desorientando os animais de hábitos noturnos. “As tartarugas marinhas, por exemplo, usam a luz da lua para irem até a areia da praia e fazer a desova. Existem estabelecimentos que deixam a luz ligada e isso desorienta o caminho delas”, explica Cleiton Batista.

Veja também

Professores da rede estadual de Pernambuco decidem entrar em greve
Educação

Professores da rede estadual de Pernambuco decidem entrar em greve

França lança grande operação contra militantes islâmicos após decapitação de professor
internacional

França lança grande operação contra militantes islâmicos após decapitação de professor