Festa da Pitomba completa 360 anos

Festa de Nossa Senhora dos Prazeres é uma das mais antigas no País e é realizada anualmente no município de Jaboatão dos Guararapes

 

A festa da pitomba chega a sua 360ª edição neste Domingo de Páscoa e deve seguir até o dia 24 de abril. A festa de Nossa Senhora dos Prazeres é uma das mais antigas no País e é realizada anualmente no município de Jaboatão dos Guararapes. Além das celebrações religiosas, a festa popular contará com atrações como Karynna Spinelli, André Rio, Maestro Spok, Ed Carlos, Marrom Brasileiro, Banda Torpedo, Petrúcio Amorim e Irah Caldeira, entre outros.
Por acontecer na época da safra da pitomba, uma fruta muito comercializada no município, a festa também recebe esse nome. Ao mesmo tempo em que se celebra a festividade religiosa, também acontecem os festejos populares.
O evento tem início com a procissão da bandeira de Nossa Senhora dos Prazeres e, em seguida, acontece uma missa campal em homenagem à santa. Ainda no domingo acontece a novena, que vai se estender por todos os dias de programação.
A história da festa está ligada a uma batalha entre brasileiros e holandeses. Nossa Senhora dos Prazeres fez uma aparição milagrosa diante do Monte dos Guararapes.

Como forma de agradecimento à proteção da Santa, o então comandante das tropas brasileiras, general Francisco de Menezes, ordenou que se construísse uma igreja no local da aparição e se encarregou de organizar os festejos religiosos em homenagem à Nossa Senhora.

 

Veja também

Aumento de indicadores da Covid-19 leva Jaboatão a suspender retorno de aulas para educação infantil
Coronavírus

Aumento de indicadores da Covid-19 leva Jaboatão a suspender retorno de aulas para educação infantil

Pela última vez, Trump perdoa peru pelo Dia de Ação de Graças
EUA

Pela última vez, Trump perdoa peru pelo Dia de Ação de Graças