Fogo atinge catedral de Notre-Dame, em Paris

Bombeiros e internautas relatam incêndio na igreja

Incêndio atingiu a catedral de Notre-Dame na última segunda-feira (15)Incêndio atingiu a catedral de Notre-Dame na última segunda-feira (15) - Foto: AFP

Um incêndio foi reportado nesta segunda-feira na emblemática catedral de Notre-Dame, no centro de Paris, "potencialmente ligado" ao trabalho de reformas do da construção, segundo o corpo de bombeiros. A fumaça pode ser vista do topo do patrimônio considerado uma referência histórica da capital francesa.

O incêndio, cuja gravidade ainda estava por ser determinado, tomou conta do sótão da catedral, o monumento histórico mais visitado da Europa. De acordo com o porta-voz da Notre-Dame, o incêndio começou no fim da tarde, hora local.

Leia também:
Após 2 meses, vítima de incêndio no Ninho deixa hospital
Bombeiros controlam incêndio em supermercado em Camaragibe


A prefeita da cidade, Anne Hidalgo, usou sua conta pessoal no Twitter para lamentar o “terrível” acidente em curso e exaltar o trabalho dos bombeiros que estão no local tentando combater as chamas. “Estamos mobilizados no local em estreita ligação com o @dioceseParis. Peço a todos respeito ao perímetro de segurança”, destacou a prefeita.

Após tomar conhecimento do incêndio, o presidente francês, Emmanuel Macron, adiou um discurso que faria nesta segunda sobre medidas econômicas para aplacar os protestos liderados pelos "coletes amarelos"
No Twitter, o presidente francês declarou que está triste em ver "parte de nós todos queimar".

Uma das mais importantes e famosas catedrais de Paris, a Notre-Dame, dedicada a Santa Maria, mãe de Jesus Cristo, foi construída entre 1160 e 1345, em estilo gótico. Ao longo dos anos, a catedral foi palco de cerimônias celtas e romanas, além de ter inspirado o romance conhecido como O Corcunda de Notre-Dame, do escritor francês Victor Hugo, publicado em 1831. A catedral recebe 13 milhões de turistas todo ano. É o monumento histórico mais frequentado da Europa.

Reações
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou o incêndio na Catedral de Notre-Dame. “Tão horrível ver o enorme incêndio na Catedral de Notre Dame em Paris. Talvez os tanques de água que voam pudessem ser usados para apagá-lo. Deve haver uma ação rapidamente", disse Trump na sua conta pessoal no Twitter.

 

Veja também

EUA registra recorde de mais de 67.000 contágios pela Covid-19 em 24 horas
Coronavírus

EUA registra recorde de mais de 67.000 contágios pela Covid-19 em 24 horas

'The Sims 4' anuncia expansão sobre tricô para fim do mês
tecnologia

'The Sims 4' anuncia expansão sobre tricô para fim do mês