Foliões já enchem ladeiras de Olinda para prévias de Carnaval

Neste domingo (8), foi iniciado o calendário de prévias estabelecidas e organizadas pelas próprias agremiações

Inícios das prévias do Carnaval em OlindaInícios das prévias do Carnaval em Olinda - Foto: Jose Britto/Folha de Pernambuco

As ladeiras de Olinda já ficaram tomadas de foliões neste domingo (8) para aproveitar os ensaios culturais das agremiações de Carnaval. O Sítio Histórico da cidade ficou lotado de pessoas para acompanhar os cortejos e ensaios, dando início ao calendário de festas organizado pelos próprios blocos e grupos carnavalescos.

Acompanhado de amigos recifenses, os estudantes alemães Conrad Schoen e Leo Apolle aproveitaram os dias de férias em Pernambuco para curtir as festas na cidade histórica. “Gostei mais da música e das pessoas”, comentou Schoen, animado com o grupo Maracatu Batuques de Pernambuco que estava realizando seu ensaio na Praça do Carmo. “Esse é o primeiro ensaio oficial do maracatu e com a presença de pessoas para assistir”, disse a integrante Silvana Paiva.

Leia também:
Olinda monta esquema especial para início prévias carnavalescas
Galo da Madrugada vai homenagear xilogravura e cordel em 2020

No Mercado da Ribeira, a Bateria Cabulosa também iniciou seu calendário de ensaios. O folião Thomas Victor estava junto com sua filha Sofia, de 4 anos, para assistir ao ensaio. “Desde novinha trago minha filha comigo já para sentir o gosto do Carnaval de Olinda”, disse Victor.

De acordo com o secretário de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, João Luiz Silva, esses eventos culturais são organizados pelos próprios grupos, com o apoio da Prefeitura de Olinda. “As agremiações irão informar à Prefeitura seu calendário de ensaios e cortejos. A partir disso, a Prefeitura irá organizar, a cada fim semana, o apoio e os bloqueios de trânsito necessários a depender da demanda. Iremos dar apoio com os espaços para os ensaios, serviços para limpeza e agentes de trânsito”, explicou Silva, ao complementar que esse ainda não é o calendário oficial de prévias decretado pelo município. Esse, só terá início em janeiro.

Veja também

PF apreende cigarros e celulares sem notas fiscais no Aeroporto do Recife
Flagrante

PF apreende cigarros e celulares sem notas fiscais no Aeroporto do Recife

Bandidos explodem caixa eletrônico em Tacaimbó, no Agreste
Crime

Bandidos explodem caixa eletrônico em Tacaimbó, no Agreste