Foliões tomam conta de Olinda, antecipando o Carnaval

Pitombeira dos Quatro Cantos, Maracatu Batuques de Pernambuco e Bloco Carnavalesco Samba Soul Delas aproveitaram a animação para ensaiar para a festa

Maracatu Batuques de Pernambuco em OlindaMaracatu Batuques de Pernambuco em Olinda - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Os foliões pernambucanos preferiram não esperar o Sábado de Zé Pereira para brincar o Carnaval. E a prova disso está no Sítio Histórico de Olinda: milhares de pessoas estão aproveitando o domingo (21) para cair no frevo, no samba e no maracatu nas ladeiras.

A festa começa já na Praça do Carmo, com o ensaio de grupos de maracatu e do Bloco Carnavalesco Samba Soul Delas, que colocou crianças e adultos para sambar clássicos da música popular brasileira, mas continua ladeiras acima. O maracatu Batuques de Pernambuco, por exemplo, saiu do Carmo para percorrer todo o Sítio Histórico e acabou encontrando o Yalu Maracatu Percussionista no Mercado da Ribeira. Ali perto, também dava para cair no frevo. É que a tradicional Pitombeira dos Quatro Cantos estava arrastando milhares de foliões enquanto esquentava para a folia.

"O Carnaval já começou. E está dando para aproveitar de tudo aqui com tranquilidade", vibrou a publicitária Catarina Rosendo, dizendo que, até o meio da tarde, a festa desenrolava com segurança. "Isso é que é Carnaval e verdade: uma festa do povo, na rua, que valoriza as tradições", disse, impressionada, a turista Eliane Romão.

Veja também

Histórico do papa sugere cautela ao pintá-lo como símbolo da defesa dos LGBTI
Vaticano

Histórico do papa sugere cautela ao pintá-lo como símbolo da defesa dos LGBTI

Traficantes de fósseis encontrados no Ceará são alvo de operação da PF
Investigação

Traficantes de fósseis encontrados no Ceará são alvo de operação da PF