Gabinete Português de Leitura de Pernambuco comemora 168 anos

Fundado em 1850, Gabinete Português de Leitura conta com mais de 80 mil volumes, incluindo obras raras dos séculos XIX, XVIII e XVII

Gabinete Português de Leitura de Pernambuco comemorar 168 anosGabinete Português de Leitura de Pernambuco comemorar 168 anos - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (GPL-PE) celebrou, na noite desta segunda-feira (5), seus 168 anos de fundação no Recife, comemorados no dia 3 de novembro. A cerimônia aconteceu na sede do GPL, na rua do Imperador Dom Pedro II, no bairro de Santo Antônio, área central da capital pernambucana.

"O Gabinete comemora, com muita alegria, os 168 anos de inauguração e abre suas portas para seus associados e membros da comunidade portuguesa de Pernambuco para comemorar essa data tão importante. Diante de todas as dificuldades, a gente tem conseguido estar com a imponência e o respeito que o Gabinete tem hoje não só no Recife, mas no Brasil e no mundo literário", comemorou o presidente Celso Stamford Gaspar.

Na cerimônia, foram homenageadas personalidades do Estado por suas relações com a comunidade lusa no Recife e com o Gabinete. Receberam o colar do mérito Luís Vaz de Camões o presidente do Conselho Deliberativo do GPL, António da Costa Martins; os empresários Cyro Ferreira da Costa e João Carlos Paes Mendonça; e o diretor do Real Hospital Português Jorge Joaquim Pereira Peixoto. A medalha do mérito Luís Vaz de Camões foi entregue à vice-diretora social Maria do Carmo Lencastre e ao diretor comercial e regional da TV Globo, Iuri Maia Leite. "O Gabinete é uma instituição sem fins lucrativos que vive de recursos próprios e de doações. Costumamos homenagear as pessoas que ajudam e que também são ligadas ao mundo literário", pontuou o presidente do GPL-PE.

O Gabinete também foi homenageado na ocasião. A União Brasileira de Escritores (UBE) declarou o edifício-sede da instituição como imóvel de interesse da cultura literária brasileira. "Por todas as razões, a sede do Gabinete merece essa honraria. É uma homenagem ao imóvel, em reconhecimento às pessoas de grande importância para a nossa literatura que passaram por aqui", disse o presidente da União Brasileira de Escritores de Pernambuco, Alexandre Santos.

Também no evento, aconteceram apresentações do grupo teatral Literatrupe, danças folclóricas e músicas portuguesas modernas. O Gabinete também apresentou o projeto "Navegar é Preciso... Conhecer é Preciso", que sintetiza as novas ações de modernização para o GPL, com inovações tecnológicas para o espaço. "Estamos lançando esse projeto depois de muita luta. De cunho cultural, ele irá modernizar o gabinete com digitalização e recuperação de livros e melhoria das instalações", explicou Celso Stamford.

Criação
O GPL-PE foi fundado em 1850, durante sessão solene no Teatro Apolo. Atualmente localizado na Rua Imperador Dom Pedro II, no bairro de Santo Antônio, possui um salão nobre onde são realizadas as solenidades oficiais do Gabinete, ficando o resto do ano aberto apenas para visitas.

No auditório e salão de exposições, ocorrem seminários, conferências, reuniões, solenidades de outras instituições, lançamento de livros, exposições fotográficas e projeção de filmes portugueses. O acervo da biblioteca do Gabinete, com mais de 80 mil volumes, incluindo obras raras dos séculos XIX, XVIII e XVII, está permanentemente à disposição do público. O espaço dispõe, ainda, de uma sala de estudos aberta ao público com capacidade para cerca de 50 pessoas. Climatizada e com internet wi-fi liberada, conta ainda com as edições diárias de jornais de Pernambuco e Portugal.

Veja também

Mundo ultrapassa 20 milhões de casos oficiais de coronavírus
Coronavírus

Mundo ultrapassa 20 milhões de casos oficiais de coronavírus

Trump é escoltado de conferência de imprensa na Casa Branca por segurança
eua

Trump é escoltado de conferência de imprensa na Casa Branca por segurança