Geraldo Julio garante, na COP25, investimento de 300 mil euros para Parque Capibaribe

O anúncio ocorreu durante a Conferência das Partes da ONU sobre o Clima

Prefeito Geraldo Julio Prefeito Geraldo Julio  - Foto: Lidiane Mota/Folha de Pernambuco

O projeto Parque Capibaribe, da Prefeitura do Recife, foi escolhido entre mais de 140 trabalhos de todo o mundo para receber apoio técnico e financeiro do Banco Europeu de Investimentos (BEI). O financiamento,  de 300 mil euros (cerca de R$ 1,38 milhão), será voltado para realização de projetos para o Parque. O investimento foi anunciado ao prefeito Geraldo Julio na Conferência das Partes da ONU sobre o Clima (COP25).

“Tivemos uma reunião com o Banco Europeu de Investimentos, onde eles anunciaram o financiamento do Parque Capibaribe, 300 mil euros para a parte de projetos. Nós apresentamos um projeto orçado em R$ 90 milhões, e eles vão participar neste primeiro momento na área de projetos, com a possibilidade concreta de captação também de recursos para obras, já em um volume muito maior de investimento, para fazer obras de peso no rio Capibaribe”, afirmou o prefeito.

O Parque Capibaribe tem o objetivo de melhorar a mobilidade sustentável, reduzir o risco de inundações e o impacto das ondas de calor, além de contribuir para o sequestro de carbono. A ideia é fazer um sistema de parques integrados ao longo das duas margens do Rio Capibaribe no Recife, aprimorando a forma como as pessoas vivem a cidade ao reconectá-las com as águas do rio.

Leia também:
Geraldo entrega nova etapa do Parque Capibaribe
Navio da Marinha aberto à visitação no Porto do Recife
Polícia Federal promove leilão de viaturas no Recife


Até agora, foram entregues, na primeira etapa do parque, o Jardim Baobá, nas Graças, e a revitalização da Praça Otávio de Freitas, no Derby, dentro do conceito do Parque.

De acordo com a Prefeitura do Recife, a chegada do financiamento deve ocorrer imediatamente após a volta de Geraldo Júlio da conferência, na noite desta quarta-feira (11).

Os projetos escolhidos pelo Desafio das Cidades para o Clima Global (GCCC), na COP25, se concentram em ações sobre o clima urbano, incluindo a melhoria da gestão de resíduos, a redução da poluição dos rios e dos oceanos, o transporte urbano sustentável, o esverdeamento de espaços urbanos e o aumento da resiliência urbana aos efeitos das mudanças climáticas.

Confira alguns dados referentes ao Parque Capibaribe:

-  30 km de extensão
- 445 mil pessoas beneficiadas-
- 7.444 hectares de área de influência
- 45 quilômetros de cicloviários
- 51 quilômetros de ruas parque
- 42 bairros impactados
- 12 passarelas.

Veja também

Ocorrências com pipas que provocam desligamento de energia saltam 203% em Pernambuco
Brincadeira perigosa

Ocorrências com pipas que provocam desligamento de energia saltam 203% em Pernambuco

Mais dois tremores de terra são registrados no Interior de Pernambuco
Abalos sísmicos

Mais dois tremores de terra são registrados no Interior de Pernambuco