Inmet emite alerta de chuva forte para o Sertão

São esperados ainda ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h

Petrolina, Pernambuco. Petrolina, Pernambuco.  - Foto: Reprodução.

Em meio a forte onda de calor que assola todas as regiões do Estado nas vésperas do início oficial do verão, o Sertão de Pernambuco deve ter chuva forte entre a tarde desta segunda-feira (25) e a manhã de terça-feira (26). É o que diz alerta meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no fim dessa manhã. Segundo o boletim, também devem ser afetados municípios da Bahia e do Piauí.

Segundo o Inmet, as precipitações devem acumular entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. São esperados ainda ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h. Há, no entanto, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O instituto recomenda que os moradores das regiões procurem a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros em caso de emergências.

Leia também:
Sertão de Pernambuco pode alcançar temperatura de 40° C
Obra levará água ao Sertão de Pernambuco

Apesar das chuvas, as temperaturas na região vão permanecer altas de acordo com o Inmet. A máxima deve chegar a 39º C. A mínima será de 18º C.

Segundo a consultora do Inmet Dayse Moraes, as chuvas esperadas pelo boletim são causadas por um sistema frontal que se desloca entre o sul do Piauí e o Recôncavo Baiano. "Esse sistema causa uma instabilidade e chuva intensa. Temos ainda uma convergência, pois está tendo bastante chuva no Sertão do Piauí, que se desloca para o Sertão de Pernambuco", explica.

O sistema frontal, acrescenta Dayse, é uma banda de nebulosidade provocada por uma baixa pressão da atmosfera e encontros de massas de ar quente e ar frio. "Estamos monitorando o sistema e, caso se intensifique, iremos aumentar a severidade do aviso", finaliza Dayse.

Veja também

Lançamento histórico de sonda com destino à Marte adiado por condições meteorológicas
Mundo

Lançamento histórico de sonda com destino à Marte adiado

Naya Rivera tirou filho da água, mas não teve força para se salvar, diz polícia
LUTO

Naya Rivera tirou filho da água, mas não teve força para se salvar, diz polícia