Japoneses criam, quase que por acidente, sorvete que não derrete

Companhia Kanazawa Ice começou a vender os sorvetes em abril e passou a distribuí-los para cidades maiores como Osaka e Tokyo

Sorvete japonês que não derrete, sabor matchaSorvete japonês que não derrete, sabor matcha - Foto: Reprodução/Twitter @watanabethata

Como arruinar um belo dia de verão? Uma possibilidade é demorar tempo demais para chupar seu picolé e ter de lidar com todo aquele líquido melado escorrendo pelas mãos. Mas, se depender de uma sorveteria no Japão, todos os dias de verão serão perfeitos.

Leia também
Concurso "Comida, Diversão e Arte" ganha segunda edição


A Kanazawa Ice fica localizada na cidade de Kanazawa, de 450 mil habitantes, e é lá a terra do "sorvete que não derrete". A companhia começou a vender os sorvetes em abril e passou a distribuí-los para cidades maiores como Osaka e Tokyo.

Segundo reportagem do jornal japonês "The Asahi Shimbun", em um dia de calor (28ºC), após 5 minutos na temperatura ambiente, o sorvete ainda mantinha sua forma original (e continuava gelado).

O segredo para a façanha, segundo o professor de farmácia da Universidade de Kanazawa Tomihisa Ota que desenvolveu a iguaria, é um extrato de morango que contém uma substância chamada polifenol.

"O polifenol tem propriedades que dificultam a separação da água e do óleo, de forma que, na composição de um picolé, este ficará em sua forma original por um tempo muito maior e será mais difícil de derreter", disse.

Morangos
A descoberta aconteceu por acidente, quando o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Bioterapias começou a fazer testes com os morangos da região com a ideia de ajudar os produtos locais a se recuperarem dos grandes terremoto e tsunami de 2011.

À época, a produção de morangos não ia bem e as frutas não estavam bonitas o suficiente para serem comercializadas - daí a ideia de trabalhar com o extrato de polifenol em algumas sobremesas.

Os primeiros testes não deram nada certo porque, em contato com o polifenol, o creme de leite se solidificava imediatamente. Não demorou para que surgisse a ideia de usar o ingrediente "antiderretimento" em sorvetes.

Veja o sorvete "em ação" contra um secador de cabelos:

Veja também

Milhares de libaneses nas ruas para protestar e exigir respostas das autoridades
Líbano

Milhares de libaneses nas ruas para protestar e exigir respostas das autoridades

Primeiro-ministro do Líbano anuncia que vai propor eleições antecipadas após explosões
Líbano

Primeiro-ministro do Líbano anuncia que vai propor eleições antecipadas após explosões